Cardoso tenta recuperar imagem externa do País
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de abril de 1999
Agência Estado 
O presidente Fernando Henrique Cardoso inicia hoje uma viagem de sete dias a Alemanha, Portugal e Inglaterra, com o objetivo de resgatar a credibilidade internacional do País, abalada pelo ataque especulativo sofrido em janeiro último. Fernando Henrique pretende se reunir com líderes políticos internacionais, empresários, banqueiros e formadores de opinião, para tentar atrair novos investimentos.
Ontem, durante reunião com os líderes dos partidos da base aliada, Fernando Henrique disse que essa viagem é importante para a economia brasileira. Mas reconheceu que chega a Bonn em um momento de grande preocupação para os alemães, por causa do agravamento da guerra no Kosovo. Ele sabe que chega a Alemanha em um momento difícil, em que todas as atenções estão voltadas para a guerra, comentou o líder do PSDB, Aécio Neves. O presidente sabe que o próprio primeiro-ministro alemão (Gerhard Schroeder) sofre enormes pressões por parte da sua base social democrata, que é pacifista, contou Aécio. Mas segundo o líder, o presidente embora saiba das dificuldades, considera fundamental essa viagem para retomar a credibilidade do País.
FHC embarca aos 30 minutos desta quarta-feira para Bonn - com escala em Lisboa -, acompanhado de dona Ruth, e os ministros das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, e das Comunicações, Pimenta da Veiga. Lá, junta-se à comitiva o ministro da Cultura, Francisco Weffort.


