Agência EstadoDono da canetaFernando Henrique Cardoso com um violeiro em Pirenópolis: ‘Quem decide quem sai e quem entra sou eu’O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que está fora de cogitação a demissão dos ministros do PMDB, caso o partido decida não apoiar o governo. A declaração do presidente, que passou a tarde de ontem em Pirenópolis (GO), foi uma resposta ao ministro das Comunicações, Sérgio Motta, que teria defendido a saída dos peemedebistas. ‘‘Quem decide quem sai e quem entra sou eu’’, disse Fernando Henrique, que parecia estar em plena campanha política pelas ruas da cidade, um dos patrimônios históricos do Brasil.
Fernando Henrique voltou a pedir que o PMDB tenha uma posição de apoio ao governo mais concreta. ‘‘Espero que o PMDB, no ano que vem tenha uma posição mais sólida junto ao governo’’, afirmou o presidente, renovando um apelo feito, na semana passada, por meio de seu porta-voz, Sérgio Amaral, para que os peemedebistas participem da aliança com o governo desde o início da campanha, no próximo ano. ‘‘É importante que o PMDB venha, pois é um grande partido’’, disse o presidente em Pirenópolis.
Em Pirenópolis o clima era de campanha política. No sábado, ao inaugurar as obras de restauração da igreja Nossa Senhora do Rosário, o ministro Sérgio Motta falou no empenho de seu ministério em investir na cultura, mas também falou muito sobre política, lembrando que o PSDB vai tentar, em todos os Estados, fazer coligações nas próximas eleições. Motta disse que pretende fazer uma declaração forte nos próximos dias, para movimentar o cenário político, que classificou como tedioso.
Nas cinco horas que passou na cidade, o presidente Fernando Henrique mostrou que está bem fisicamente para enfrentar a campanha pela reeleição. ‘‘Estou em forma’’, disse o presidente, ao caminhar apressadamente por mais de 500 metros, sob um calor de 30 graus, sempre cercado por uma multidão. Durante o percurso, entre a casa de seu porta-voz, Sérgio Amaral e a igreja Nosso Senhor do Bonfim, Fernando Henrique abraçou crianças, colocou chapéu de boiadeiro e posou para inúmeras fotos com turistas.
Sempre sorridente, e acompanhado por Motta, já bastante cansado, e pelo prefeito da cidade, Luiz Pompeo de Pina (PMDB), que queria sair em todas as fotos, o presidente foi aplaudido em todos os locais por onde passou. Cumprimentou os catireiros do Grupo de Catira (uma dança regional) do Engenho Santa Rita e colocou o chapéu de Mário Vicente dos Santos. Pouco depois, todos os integrantes queriam que o presidente também colocasse seus chapéus. O presidente atendeu a todos os pedidos, até mesmo o pai de Tatiana, que ofereceu a filha para que o presidente colocasse no colo. O presidente aceitou, mas a menina recusou.

mockup