Inicialmente cotado para concorrer à vaga paranaense ao Senado na eleição deste ano, numa composição com a chapa do governador Ratinho Jr. (PSD), o secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani (PSD), confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual. Durante agenda cumprida em Apucarana (Norte) nesta semana, ele afirmou em entrevista ao jornal Tribuna do Norte que será candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Ao trocar o PTB pelo PSD no ano passado, Canziani chegou a expor a Ratinho Jr. sua intenção de concorrer ao Senado novamente neste ano, mas admitiu que "já tem uma composição que o governador está fazendo”, o que o fez mudar os planos. Um possível nome de Ratinho Jr. para o Senado é o de seu ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), que retomou o mandato como deputado estadual nesta semana para poder concorrer nas eleições de outubro.

O Paraná terá uma vaga aberta no Senado ao final do mandato de Alvaro Dias (Podemos) neste ano. O eleito formará a bancada na Casa com os senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, ambos do Podemos, eleitos em 2018.