Candidatura FHC será confirmada hoje
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de junho de 1998
Agência Estado 
PSDB, PFL e PPB fazem hoje suas convenções nacionais para confirmar a aliança que apoiará a candidatura de Fernando Henrique Cardoso à reeleição. O presidente será aclamado candidato à reeleição no final da tarde de hoje, na convenção nacional que o PSDB realiza no auditório da Escola de Música de Brasília. Além de relançar a chapa que traz o pefelista Marco Maciel no posto de vice-presidente, os tucanos vão comemorar o décimo aniversário do partido com direito a trio elétrico, apresentações de grupos de folclore e uma homenagem ao ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, morto no dia 19 de abril.
PPB e PFL farão suas reuniões nas dependências do Congresso. Paulo Maluf vai abrir o encontro do PPB às 10h, no auditório do Espaço Cultural da Câmara, dando início à votação. Os pepebistas queriam aprovar a coligação por aclamação, como deverá fazer o PFL, mas terão mesmo de enfrentar as urnas e até alguns votos contrários, para atender às normas legais do partido. Fizemos uma boa mobilização e 90% dos presentes vão aprovar a coligação, aposta o consultor jurídico do partido, Walmor Giavarina, que aconselhou os políticos a cumprir o estatuto para evitar contestações judiciais.
Fernando Henrique discursará nas três convenções. Às 16 horas, ele estará na convenção do PPB. Depois, segue para o auditório Petrônio Portella, na Câmara, onde falará aos pefelistas. O presidente deverá fazer um discurso forte, programático, apostava ontem o líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE). Além do presidente do partido, Jorge Bornhausen, e do candidato a vice, Marco Maciel, também discursará na convenção pefelista o líder Inocêncio, que prestará homenagem ao líder do governo na Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA). O PFL decidiu criar um prêmio anual para estudantes universitários que levará o nome do deputado morto em 21 de abril passado.
Fernando Henrique encerrará o sábado na convenção de seu partido. Na Escola de Música, ele será saudado pelo presidente do PSDB, senador Teotônio Vilela (AL), e também por um representante da juventude tucana. O governador de São Paulo, Mário Covas, deverá falar em nome dos sete governadores tucanos, todos aguardados em Brasília neste fim de semana. A expectativa dos tucanos é a de reunir cinco mil militantes na convenção nacional. O ministro José Serra ficará encarregado do discurso em homenagem ao ex-ministro Sérgio Motta.
Mesmo sem saber ainda se terá o apoio do PTB e do PMDB, Fernando Henrique incia a campanha com uma coligação mais forte que a de 1994, graças à entrada do PPB, com 81 deputados e dois governadores, na aliança pró-reeleição. Em 1994, a campanha começou com a coligação PSDB-PFL-PTB, que recebeu o apoio informal do extinto PP.
Fernando Henrique visitará todos os estados durante a campanha eleitoral, informou ontem o coordenador político do comitês, Euclides Scalco. No entanto, ainda segundo Scalco, terá de esperar até o dia 30, quando termina o prazo para a realização de convenções partidárias, para escolher os palanques regionais. Há muitos estados onde ainda existe indefinição e disputas entre os partidos aliados ao governo no plano federal.Agência Estado(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)Pé na estradaScalco ingressa nos jardins do Planalto: coordenador da campanha garante que FHC visitará todos os estadosPSDB, PFL e PPB são, por enquanto, os partidos que vão dar sustentação ao presidente. PMDB e PTB ainda não decidiram


