Arquivo FolhaAo trabalho!Lerner: rigoroso cronograma de visitas ao interior e inauguração de obras todas as quintas e sextas-feiras A briga pelo Poder no Paraná ainda não tem contornos definidos. A única certeza é que o governador Jaime Lerner vai disputar a reeleição. Ele começa a cumprir cronograma rigoroso de visitas ao interior do Estado, depois de retornar do exterior, no dia 10. A última pesquisa do Datafolha deixou seu staff em alerta. O governador vai inaugurar obras todas as quintas e sextas-feiras, de acordo com o esquema montado pelo secretário-chefe de gabinete, Gerson Guelman.
O presidente da Telepar, ex-governador Álvaro Dias, se coloca como candidato ao Iguaçu, mas não descarta a possibilidade de concorrer ao Senado. O destino do senador Roberto Requião também é outra incógnita na briga pela sucessão. Para assumir uma candidatura ao governo, o senador quer primeiro esgotar as costuras que podem levá-lo a ser o indicado do PMDB como candidato à presidência da República.
O ex-prefeito de Londrina Luiz Eduardo Cheida (PT) e o deputado federal Ricardo Barros (PPB) têm consciência da fragilidade de suas candidaturas. Cheida topou em colocar o seu nome à disposição do PT, mas em troca quer que o partido estabeleça diálogo com o PSDB e demais partidos que se dizem de oposição a Lerner. Barros posa como candidato, mas estaria propenso mesmo a concorrer a novo mandato para a Câmara Federal.
O chefe da Casa Civil, Rafael Greca (PFL), se fortaleceu na briga pela indicação ao Senado com o envolvimento do secretário da Agricultura, Hermas Brandão (PTB), em denúncias de desvio de recursos do Programa de Apoio à Pequena Propriedade. O secretário era cotado para ser o vice de Lerner, no lugar da vice, Emília Belinati (PTB), também postulante ao Senado. Com o afastamento de Brandão e o ‘naufrágio’ de sua candidatura a vice, a tendência é de que Lerner endureça a tese de manter Emília na mesma posição, elegendo Greca como o candidato do grupo.
O ministro da Previdência, Reinhold Stephanes (PFL) e o empresário Tony Garcia (PPB) já declararam-se interessados pelo Senado, mas não agem discretamente, ao contrário de Greca e de Emília. Stephanes aposta ainda numa aproximação entre o PFL de Lerner e o PSDB de Álvaro Dias, o que, no seu entendimento, fortaleceria a campanha pró-reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Paraná. Já a cautela de Garcia tem razão judicial. O empresário responde processo na Justiça Federal por conta do calote dado pelo Consórcio Garibaldi, apontado como de sua propriedade.

mockup