Totó, Caoio, Ferrugem, Bolota, Serginho Cabeção. Os apelidos são cabos eleitorais fortes, reconhecem candidatos que registraram estes nomes na Justiça Eleitoral para concorrer a uma das 19 vagas na Câmara de Londrina. Alguns apelidos acompanham os candidatos desde a infância. Outros foram ''adquiridos'' junto aos colegas de trabalho. Os candidatos com nomes curiosos entrevistados pela Folha disseram que vão trabalhar para melhorar a segurança pública, saúde, trânsito e a urbanização da cidade.
''Nem minha mãe me chama pelo nome'', afirma Vanderlei Neves Santana, o Caoio, que disputa a eleição pelo PL. Aos 29 anos, Caoio trabalha como carroceiro e diz que o apelido ''é porque o zóio é torto mesmo''. Ele brinca que quando alguém ver o santinho com os olhos tortos vai identificá-lo imediatamente.
Antônio Carlos dos Santos (PTN), 45 anos, é conhecido como Totó. Ele é comerciante de automóveis e concorre a uma vaga de vereador pela terceira vez, sempre utilizando o apelido. ''Ninguém me chama de Antônio Carlos. Nos quatro cantos da cidade se você falar Totó todo mundo conhece'', exagera.
Os cabelos vermelhos fizeram com que Reginaldo Lima Queiroz (PMDB), 34 anos, ''ganhasse'' o apelido de Ferrugem. O nome segue com ele até hoje e estará grafado nos santinhos de campanha. ''É uma marca forte'', reconhece.
O funcionário da Sanepar, Jurandir Totti (PSB), 41 anos, também abriu mão do nome e disputa o cargo de vereador com o apelido de Bolota. ''Nem minha esposa me chama pelo nome'', confessa. Ele explica que quando era criança havia uma revistinha chamada Bolota e o personagem comia muito e jogava bola. Da semelhança entre os dois surgiu o codinome. Bolota é candidato pela terceira vez e contabiliza que no último pleito perdeu por 30 votos.
O motorista de ônibus Sérgio Antônio Rodrigues (PT), 35 anos, uniu dois apelidos para disputar as eleições. Ele concorre como Serginho Cabeção e explica o motivo: ''Na empresa de transporte coletivo que eu trabalho e outra que trabalhei sou conhecido como Cabeção. Na região onde eu moro, todo mundo me conhece como Serginho''.

mockup