A festa em comemoração aos 18 anos do Cincão (como são conhecidos os Cinco Conjuntos da zona Norte), anteontem à noite, na avenida Saul Elkind, acabou virando campanha política. Mas o grande esperado, o prefeito Antonio Belinati (PDT), considerado o ‘‘pai do Cincão’’ não apareceu na comemoração. Lideranças políticas e comunitárias se incumbiram de lembrá-lo durante todos os discursos.
Mas muita gente que foi até lá especialmente para ver o prefeito saiu frustrada. ‘‘Uma pena ele não ter vindo. Eu vim por causa do Belinati’’, afirmava, desapontada, a dona-de-casa Elizabete Bruno, moradora há 16 anos no conjunto Aquiles Stenghel.
A maioria do público estimado em 3 mil pessoas que compareceu ao showmício era jovem - muitos nem votam. O evento foi realizado estrategicamente no sábado - dia em que os jovens saem às ruas para paquerar e se divertir. E não foi diferente anteontem, apesar da chuva e do frio.
A animação foi feita por uma banda de música. Propaganda política do governador Jaime Lerner (PFL), da vice-governadora Emília Belinati, do deputado federal José Janene (PPB), candidato à reeleição e de Antônio Carlos Belinati (PSB) foi projetada num telão, além dos discursos, que não chegaram a empolgar. Somente os cabos eleitorais esboçaram alguma reação.
O primeiro a discursar foi o presidente da Federação das Associações de Moradores de Londrina, Manoel Rodrigues do Amaral, que afirmou ser o Cincão uma ‘‘Londrina 2’’. ‘‘No início da década de 80, o Belinati já sabia que aqui seria uma segunda Londrina’’, afirmou. Ele convocou o público a trabalhar para ‘‘quem dá retorno para vocês’’, citando Janene e o filho do prefeito, Antônio Carlos. ‘‘O pai dele fez e ele vai fazer também’’, afirmou.
O ‘‘Cincão’’ deixou, há muito tempo, de ser os ‘‘Cinco Conjuntos’’. Hoje são mais de 30 conjuntos habitacionais construídos pela Cohab (Companhia de Habitação de Londrina), que totalizam 16.380 unidades habitacionais populares. A população é estimada em 81 mil habitantes. Existem 45 mil eleitores, índice superior a muitos municípios do Estado.
Antônio Carlos também discursou. Ele desejou feliz Dia dos Pais a todos, elogiou o ‘‘povo tão querido’’, enalteceu as obras do pai e prometeu, se eleito, a ajudar ‘‘cada um de vocês’’. ‘‘A criança, o jovem, o pai de família, o aposentado’’, relatou. Ele concluiu, afirmando: ‘‘vamos à vitória. Até o dia 4 de outubro, se Deus quiser’’.
Também discursaram o presidente do Conselho de Saúde da região Norte, Laurentino dos Santos, e o ex-secretário de imprensa da gestão anterior de Belinati, Naim Libos. Os dois condicionaram a continuidade do desenvolvimento do Cincão à reeleição de Lerner e à eleição de Antônio Carlos. A mensagem no telão - ‘‘Com Jaime e Emília tem emprego no Cincão. Com Janene e Belinati tem emprego no Cincão’’ - reforçou a informação.
Janene foi o último a falar e lembrou que a região tem decidido as eleições. ‘‘É comum em Brasília os deputados de outros estados perguntarem do Cincão. Essa terra é abençoada por Deus, uma semente que germinou’’, disse o deputado. Empolgado, ele cometeu exageros característicos de campanhas: ‘‘esse povo é o mais maravilhoso do Brasil’’, afirmou. O deputado pediu votos para ele e para Antônio Carlos e prometeu um ‘‘grande comício de largada da campanha para daqui a duas semanas’’.
No final, crianças se acotovelavam para tentar agarrar centenas de bexigas soltas do palanque. Dezenas de camisetas, bonés e sacolas contendo adesivos com o slogan ‘‘Sou Cincão de Coração’’ (incluindo o número de Antônio Carlos e de Jaime Lerner) foram distribuídos. Dezenas de bandeirinhas com foto, nome e número de Janene e de Antônio Carlos enfeitaram a avenida.
Ontem à noite, o primeiro comício virtual do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com show ao vivo e mensagem de FHC num telão estava programado também para ser realizado na avenida Saul Elkind. Mas por causa da chuva, pouca gente tinha ido conferir o showmício até o fechamento desta edição.

mockup