Na estréia do horário eleitoral, quatro partidos deixaram de apresentar seus programas para a campanha à presidência da República no rádio: PSN, PTdoB, PTN e PSC. Enéas Carneiro, do Prona, foi o primeiro a falar.
O candidato da coligação Brasil Real e Justo (PPS/PL/PAN), Ciro Gomes, apresentou-se como um administrador experiente que rompeu com o governo porque a atual política não tem beneficiado a maioria da população. ‘‘Unidos poderemos construir um país integrado com o mundo, um Brasil justo e moderno’’, disse Ciro. O candidato do PV, Alfredo Sirkis, pediu o voto a quem não se identifica com outros candidatos e se preocupa com a qualidade de vida e a ecologia.
O primeiro programa do presidente Fernando Henrique Cardoso no rádio ontem de manhã apresentou depoimentos de pessoas de várias partes do País elogiando a política de estabilização. FHC garantiu que não colocará em risco a estabilização. ‘‘Entre a minha eleição e salvar a economia do Brasil com o real eu fico com o real’’, afirmou. ‘‘Juntos vamos fazer o País crescer ter mais emprego e mais saúde’’, prometeu. No programa foram feitas comparações de índices econômicos atuais e anteriores ao Plano Real.
O programa do candidato do PSDC, José Maria Eymael, repetiu o jingle de campanhas passadas e afirmou: ‘‘Só Eymael pode vencer Fernando Henrique’’. O programa do candidato da coligação União do Povo Muda Brasil (PT/PDT/PSB/PCdoB/PCB), Luiz Inácio Lula da Silva, resumiu-se a uma entrevista dele ao jornalista Juarez Soares. Lula disse que ouviu rádio pela primeira vez aos 5 anos de idade em Garanhuns (PE), onde nasceu.
Lula disse que dará prioridade ao investimento em setores com potencial para criação de empregos, citando a reforma agrária, os pequenos e médios produtores rurais, a construção civil e as micro e pequenas empresas. ‘‘Vamos incentivar a comunidade a trabalhar de forma honesta, vivendo com o suor de seu corpo’’, disse Lula.
O programa do PSTU apontou FHC como o governante que acabou com a indústria, aumentou o desemprego e ‘‘chamou você de vagabundo’’. O candidato do PSTU, José Maria de Almeida, pede aos eleitores que não acreditem nas mentiras prometidas no programa de Fernando Henrique. ‘‘Contra burguês, vote 16’’, prega o bordão do PSTU.
O último candidato a se apresentar no primeiro programa do horário eleitoral no rádio foi o brigadeiro Ivan Frota, do PMN. ‘‘Por 45 anos fui aviador militar de combate, meu caráter foi forjado para a luta’’, afirmou o candidato, apresentado com quem denunciou irregularidades na licitação para a implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e como adversário da privatização da Vale do Rio Doce.

mockup