Candidato do PV abre série de entrevistas
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de julho de 2004
Fábio Galão<BR>Reportagem Local 
A Folha de Londrina, a Rádio CBN e a TV Tarobá iniciaram ontem pela manhã, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a série de entrevistas com candidatos a prefeito da cidade. Três jornalistas, um de cada veículo, entrevistaram Naudemar Nascimento (PV), que pleiteará o cargo máximo do Executivo londrinense pela primeira vez nas eleições de outubro.
A entrevista de uma hora foi transmitida ao vivo pela CBN. Nascimento foi inquirido sobre assuntos que variaram da tarifa básica da telefonia e a municipalização dos serviços de água e esgoto até a violência e os buracos nas ruas da cidade, descrita pelo candidato como ''queijo suíço''. Em praticamente todas as respostas, ele reafirmou a intenção de aplicar uma ''cultura de paz'', mote primordial de sua campanha, em todas as instâncias da administração municipal.
A platéia era composta por estudantes do 1º ano de Jornalismo da Universidade Metropolitana e um candidato a vereador do PV. Nenhuma autoridade apareceu para acompanhar a entrevista. Antes do início da transmissão, Nascimento se preocupou em cumprimentar os presentes um a um, e respondeu a perguntas dos alunos da Metropolitana.
Ao final, os estudantes elogiaram a idéia da série de entrevistas. ''É uma iniciativa importante. Você tem acesso aos candidatos e passa a ter uma melhor noção das propostas deles'', disse a aluna Odete Felipetto, que explicou que os estudantes irão acompanhar também as entrevistas com os outros sete candidatos. ''Vamos fazer um perfil institucional de cada um deles e publicar esse material nas mídias interessadas'', afirmou.
Os estudantes fizeram críticas ao desempenho de Nascimento na entrevista. Cassiana Galves chamou de ''utópicas'' a conceituação de paz e as propostas do candidato. Guilherme Coelho concordou e opinou que Nascimento foi ''superficial''. ''Ele não quis se comprometer e não apresentou propostas muito concretas, ficou muito no campo das idéias. Acho que ele teria que ter mostrado mais firmeza'', complementou Odete.
A respeito das críticas, Nascimento disse que está mantendo reuniões dentro do partido para elaborar propostas. ''Uma entrevista como a de hoje (ontem) ajuda para isso. Iremos traçar projetos objetivos e claros e iremos apresentá-los nos próximos debates'', disse o candidato. O segundo entrevistado será Félix Ribeiro (PMN), no próximo sábado. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio.


