O primeiro partido a oficializar a candidatura para prefeito, vice e chapa de vereadores em Londrina, o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) realizou nessa segunda-feira (31) sua convenção partidária virtual. A legenda terá como candidato a prefeito o deputado federal Boca Aberta, que colocou seu filho, o deputado estadual Boca Aberta Junior, da mesma legenda, como candidato a vice. O prazo para convenções partidárias teve início nesta segunda e o registro segue até o dia 26 de setembro.

Imagem ilustrativa da imagem Boca Aberta oficializa candidatura em convenção pelo Pros e lança filho como vice
| Foto: Divulgação/Whatsapp

O deputado federal aposta numa chapa pura como trunfo nestas eleições municipais que, conforme a convenção, ficou denominada "Londrina de cara nova, agora terá vez e voz". "Nunca houve uma candidatura na história de Londrina com prefeito e vice com dois deputados, um federal, e o estadual: o mais jovem do Paraná. Os dois mais votados de Londrina." Além deles, a esposa do deputado, Mara Boca Aberta, será candidata a vereadora numa chapa com outros 28 candidatos à Câmara Municipal.

Boca Aberta disse ainda que o aumento do IPTU realizado pela atual gestão será um dos focos do debate eleitoral. "Vamos resolver efetivamente a distorção do imposto. Só o prefeito poderá, ao assumir o mandato, numa canetada só, revogar o aumento do IPTU e voltar o que era em 2016", defendeu, já citando sua principal bandeira.

Segundo ele, outro foco será o combate ao que chama de indústria da multa aplicada pela CMTU. "A Guarda Municipal também não irá aplicar mais uma multa sequer." Ele também falou que no plano de governo constarão propostas para fomentar emprego e atender o empresariado. "Não posso falar agora, mas vamos registrar o plano de governo, que está pronto, mas vamos gerar 700 empregos diretos de imediato."

TRAJETÓRIA

Eleito pela primeira vez como deputado federal em 2018, Emerson Miguel Petriv - conhecido como Boca Aberta - recebeu mais de 90 mil votos. Por conta da sua popularidade, conseguiu alavancar o seu filho, Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, a conquistar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná no mesmo ano.

Em 2016, Boca Aberta foi eleito o vereador mais votado da história de Londrina, com 11.484 votos. A visibilidade e a postura polêmica renderam uma representação na qual foi alvo de uma Comissão Processante. Em outubro de 2017, foi cassado pela Câmara Municipal acusado de quebra de decoro parlamentar por fazer uma "vaquinha virtual" para pagar uma multa eleitoral de R$ 8 mil. Segundo a denúncia, ele teria usado inverdades para pedir dinheiro a eleitores.

Antes do primeiro mandato, Boca Aberta tentou, sem sucesso, uma cadeira no legislativo municipal em 2012. À época, ficou conhecido por circular com uma bicicleta apelidada de "Grace Kelly" com um dispositivo de som e alto falante acoplado que era usada para cobrar políticos e atacar adversários.

Já na política sua trajetória teve início na primeira metade dos anos 2000, quando era assessor do então deputado estadual e ex-prefeito Antonio Belinati, tio do atual prefeito, Marcelo Belinati (PP). Nas eleições de 2016, Boca Aberta estava na coligação que elegeu Marcelo Belinati, contudo, após eleito mirou críticas contra atual gestão e votou contra projetos do Executivo, entre eles o que atualizou a planta genéricas de valores que embasa a cobrança do IPTU.