Câncer vence Covas, admitem os médicos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de março de 2001
Andréa Portella Agência Estado De São Paulo 
A equipe médica que cuida do governador licenciado Mário Covas admitiu ontem, pela primeira vez, que o câncer está vencendo as tentativas de tratamento da doença e a resistência do governador. Estamos chegando ao fim de uma luta muito grande, que está levando dois anos e meio, lamentou o urologista Sami Arap. A equipe médica anunciou que Covas teve convulsões desde o fim da tarde de domingo e apresenta quedas de pressão. O governador está internado desde 25 de fevereiro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.
O médico particular de Covas, o infectologista David Uip, preferiu não fazer prognóstico. Afirmou apenas que não vai jogar a toalha. Eu prefiro ser bem objetivo. O último contato real ocorreu ontem (anteontem), no fim da tarde. Ele (Covas) manifestou um desconforto com a posição e, de lá para cá, não tem se relacionado com a equipe, com a família ou com o meio ambiente, disse. De acordo com informações do boletim médico, divulgadas ontem, Covas sofreu convulsões e diminuição importante dos níveis de consciência.
Os médicos disseram que o agravamento do estado de saúde de Covas representa a evolução do câncer. A doença está vencendo, o governador não vai bem, numa instabilidade crescente e nós não temos condições de lutar contra a doença básica, explicou Arap. O urologista esclareceu que tudo o que se pode fazer para combater o câncer exige melhores condições de saúde do paciente. Não se abriu nenhuma janela que permitisse o tratamento quimioterápico agora, disse Arap. Em nenhum momento, o governador teve condições de fazer uma quimioterapia realmente eficiente.


