Campo Mourão Apesar de ter conseguido eleger apenas um deputado estadual Nélson Tureck (PSDB) e de ter ficado sem nenhum deputado federal, Campo Mourão avançou na questão do voto regional. A avaliação é do empresário Áter Cristófoli, do Fórum da Comunidade, que liderou um movimento em defesa dos candidatos regionais.
''Houve um avanço da consciência do eleitor que é importante votar em nossos representantes'', disse Cristófoli. Este ano, Campo Mourão, que tem 56 mil eleitores, teve 41 mil votos válidos. Desse total, 14.324 votos foram para candidatos a deputado federal de outras regiões e 10.659 para candidatos a deputado estadual de fora. ''Já foi pior'', lembra Cristófoli.
Segundo ele, o problema está na falta de comprometimento dos políticos regionais, que apóiam candidatos de outras regiões. ''A classe política da região está assumindo uma postura imediatista e irresponsável'', criticou. Para ele, isso faz com que projetos regionais, como a Estrada Boiadeira e a universidade, sejam deixados de lado.
Dos 25 municípios da região, apenas em Campo Mourão o candidato a deputado federal mais votado era da região. Nas outras 24 cidades, oito candidatos dividiram o título de mais votados. Hermes ''Frangão'' Parcianello (PMDB), de Cascavel, foi o mais votado em sete municípios. Odílio Balbinoti (PSDB), de Maringá, venceu em outros cinco.
Na luta contra os chamados ''pára-quedistas'', o próximo passo já está definido. Será feito um trabalho junto às associações comerciais para que os candidatos a prefeito em 2004 tenha um maior comprometimento regional. A idéia é já prepará-los para evitar novos apoiamentos a candidatos ''intrusos'' nas eleições de 2006.

mockup