São Paulo - A campanha eleitoral do então candidato a presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu US$ 3 milhões vindos de Cuba, entre agosto e setembro de 2002, segundo reportagem de capa que a revista ''Veja'' publica esta semana.
Veja sustenta a revelação em depoimentos do advogado Rogério Buratti, ex-assessor do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do economista Vladimir Poleto, integrante do staff da administração municipal de Ribeirão Preto, na época em que Palocci era o prefeito da cidade.
Quanto a Poleto, a revista diz que ele admitiu ter transportado o dinheiro de Brasília a Campinas, voando como passageiro em um aparelho Seneca em que estavam apenas o piloto e ele.
Ele ressalvou que, na ocasião, não sabia que levava dinheiro e achava estar transportando bebida. ''Eu peguei um avião de Brasília com destino a São Paulo com três caixas de bebida.'' ''Depois do acontecimento, fiquei sabendo que tinha dinheiro dentro de uma das caixas'', completou, acrescentando: ''Quem me disse isso foi Ralf Barquete. O valor era 1,4 milhão de dólares''.
''Veja'' informa ter relatado a Palocci a história contada à revista pelos seus ex-auxiliares e o ministro comentou: ''Nunca ouvi falar nada sobre isso. Pelo que estou ouvindo agora, me parece algo muito fantasioso''.