Câmara vota terça pedido de CP contra Barbosa
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de outubro de 2011
Vinícius Zanin <br>Reportagem Local 
O presidente da Mesa Executiva da Câmara de Londrina, Gerson Araújo (PSDB), pediu a inclusão, já na pauta da próxima terça-feira, do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada para investigar irregularidades em contratos do Executivo na área da Saúde. O relatório recomenda a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT).
Araújo declarou também que não considerou válido o voto em separado do vereador José Roque Neto (PR) - Padre Roque - contra o contéudo do relatório. A decisão da Mesa Executiva foi tomada, na noite da última quinta-feira, com base no parecer da Procuradoria Jurídica da Casa, que considerou o voto ''irregular''.
Padre Roque tinha solicitado que se considerasse o seu voto à parte, contudo, a sua manifestação aconteceu somente um dia depois do encerramento do prazo. Por esse motivo o presidente da Mesa Executiva decidiu que o voto não será anexado ao relatório. ''Foi solicitado um parecer da Procuradoria Jurídica, que opinou que o voto não poderia ser considerado. Ele será anexado ao processo como uma manifestação do vereador, mas não terá efeito no relatório. Ficou como um registro apenas'', explicou Araújo.
O relatório foi assinado somente pela presidente da CEI, Lenir de Assis (PT), e pela relatora, Sandra Graça (PP). O documento corrobora a investigação feita pelo Ministério Público (MP), que denunciou um suposto esquema de pagamento de propina a agentes públicos pelos institutos Gálatas e Atlântico - que são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) que prestavam serviços na área da Saúde do município.
Padre Roque não compareceu na reunião de assinatura do relatório, na última segunda-feira, e também não justificou a sua ausência. Um dia após o protocolo, o vereador disse que a sua falta tinha ligação com a orientação passada pelo seu novo partido, o PR, que considera desnecessária a abertura de uma CP contra o prefeito.
Para que a proposta de abertura de CP seja aprovada, são necessários 13 votos de um total de 19. Mas, para receber o relatório, bastam dez votos. Araújo disse acreditar que a Casa irá receber o relatório. ''Até porque o quórum é menor. Eu acho que passa sem problemas. Mas para a instauração de uma CP é outra situação, não dá para prever'', declarou.


