A Câmara Municipal espera o término de análise dos documentos das três empresas que se interessaram em participar da contratação da nova empresa que fará a vigilância do Legislativo para dar continuidade ao processo licitatório lançado no começo do ano. O preço máximo do edital é R$ 822.597,96 para um contrato de um ano, mas que poderá ser prorrogado por até 60 meses. O valor também inclui provisão de horas extras para evitar possíveis aditivos contratuais.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Londrina quer escolher nova empresa de vigilância até março
| Foto: Devanir Parra/CML


A empresa que realiza este serviço desde 2014 é a Prosiga Patrimonial Ltda. Para garantir a segurança até a definição da vencedora do certame, o vínculo com a atual responsável foi renovado até o final de março. "A expectativa era que tudo fosse concluído já no início de 2019, mas não foi o que aconteceu. Algumas mudanças aconteceram nesse período, como as leis trabalhistas, que infelizmente provocaram uma morosidade inesperada. Se a licitação for homologada antes, o acordo será rescindido. Acreditamos que o prazo estabelecido em reunião - até dois meses - é o suficiente", explicou o diretor-geral da Câmara, Mark Almeida.

Os funcionários que serão contratados vão trabalhar em horários diferentes. Veja a distribuição abaixo:

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Londrina quer escolher nova empresa de vigilância até março
| Foto: CML


Dentre as atribuições, os vigilantes têm a tarefa de auxiliar no controle e saída de materiais e equipamentos, fiscalizar o ingresso de servidores e membros após o horário de expediente e proibir a entrada de pessoas que estejam armadas. O novo edital prevê o aumento de mais um profissional. Seriam 10 no total, com oito trabalhando no dia a dia. "O fluxo da Câmara aumentou nos últimos cinco anos, por isso incluímos mais um segurança", apontou Almeida.

Conforme o diretor, a instituição que assumirá a vigilância vai trabalhar com os guardas desarmados, assim como ocorre com os contratados da Prosiga. "A gente não viu situações que demandassem o armamento. Em sessões mais tumultuadas, sempre buscamos o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. No cotidiano, está satisfatório desse jeito", disse.

As sessões da Câmara Municipal retornam nesta terça-feira (5).