A Câmara Municipal de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) abriu licitação para comprar um novo veículo, o terceiro da frota. A previsão é gastar até R$ 132 mil. Os outros dois, um Vectra 2006 e um Cruze Sedan 2014, não estariam mais atendendo à demanda dos 10 vereadores. "Eles estão bem rodados, com muitos anos de uso. Apesar de terem manutenção frequente, são modelos mais antigos", explicou o advogado do Legislativo, Anderson Franzão, que é presidente da comissão deste processo licitatório.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Rolândia quer comprar carro de mais de R$ 100 mil

Segundo o edital, lançado em outubro, o carro deve ser zero km, ano 2021, ter quatro portas e capacidade para cinco passageiros, câmbio automático, air-bag duplo, sensor de estacionamento traseiro com aviso sonoro, computador de bordo e bancos em couro, além de outras exigências. "Pesquisamos os preços do mercado de veículos que atenderiam as nossas necessidades e esse valor foi o mais barato que encontramos", disse o servidor.

A comissão que Franzão coordena é composta apenas por funcionários concursados, que iniciaram a pesquisa depois que a Câmara rolandense manifestou o interesse de aumentar a frota. "Os outros dois carros continuarão a ser usados normalmente. Não temos perspectiva de comprar mais nenhum", adiantou. Questionado se o custo seria razoável, ele disse que não poderia responder a essa pergunta porque "não fui eu quem determinou o valor".

Em Rolândia, assim como na maioria das câmaras municipais, o uso dos veículos oficiais segue algumas regras. O parlamentar detalha para onde vai, o objetivo da utilização, se em um evento dentro ou fora da cidade, e pega a liberação com o diretor-geral do Legislativo. O mesmo vale para os servidores, que também precisam assinar um termo e anotar as quilometragens de entrada e saída.

Se nenhuma empresa questionar o resultado da licitação, a expectativa é que o novo carro esteja disponível ainda neste ano para os vereadores. A última aquisição foi em 2014.