A Câmara de Vereadores de Londrina não pretende aumentar o número de parlamentares ara a próxima Legislatura - 2013/2016. A informação foi repassada pelo presidente da Mesa Executiva da Casa, vereador Gerson Araújo (PSDB), atendendo ao questionamento do juiz da 41 Zona Eleitoral de Londrina, Álvaro Rodrigues Junior, enviado para a Câmara na tarde de segunda-feira.

O questionamento do juiz foi feito porque, após muitas manifestações populares no final do ano passado – inclusive com a entrega de um abaixo-assinado, feito pelo grupo Amigos de Londrina, com mais de 15 mil assinaturas de munícipes, pelo não aumento de cadeiras – a Câmara parou de fazer discussões em relação ao assunto. Com a proximidade das eleições de outubro, a Câmara tem que se decidir sobre o número de cadeiras. Atualmente, Londrina pode ter no máximo 25 vereadores – seis a mais do que o número atual.

"Vamos responder à Justiça que vamos permanecer com 19 vereadores. Pelo que eu fui informado, como já está previsto na Lei Orgânica do Município esse número, não temos que fazer nada. Só seria necessário caso aumentasse", explicou Araújo.

O documento para ser enviado ao juiz eleitoral está sendo redigido pela Mesa Executiva da Câmara.

Com informações da repórter Paula Barbosa Ocanha.

mockup