A Câmara Municipal de Londrina debateu até novembro deste ano 157 projetos, a maioria do próprio Legislativo. Foram 106 propostas pelos vereadores e 51 enviadas pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). É o menor índice de matérias protocoladas na Casa da atual legislatura. Segundo o site do órgão, foram 319 em 2017, 218 em 2018 e 224 em 2019.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Londrina tem menor número de projetos discutidos desde 2017
| Foto: Reprodução/Câmara de Londrina

Na avaliação do presidente da Câmara, o vereador Ailton Nantes (PP), vários fatores justificam essa queda brusca. "Tivemos a suspensão das sessões no início da pandemia e isso nos prejudicou um pouco. Nos preparamos e, com o debate sendo feito pela internet, conseguimos resgatar a pauta e colocá-la em dia. Temos algumas pendências, como o Plano Diretor, que está atrasado porque precisamos realizar uma audiência pública, mas estamos impedidos nesse momento por causa da Covid-19", explicou.

Para Nantes, a diminuição do número de projetos protocolados em relação aos anos anteriores não significa que o debate perdeu qualidade. "Os vereadores se debruçaram sobre temas importantes, como o Plano Diretor, que avançamos dentro das nossas possibilidades, e a venda da Sercomtel, quando até uma comissão foi instituída", apontou.

De acordo com o presidente, não há previsão de retorno das sessões presenciais por enquanto. A posse dos 19 parlamentares eleitos e reeleitos pode acontecer somente pela internet, mas a Câmara aguarda um posicionamento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).