Prédio recém-inaugurado da Unicesumar: como contrapartida, instituição deverá recuperar o asfalto da região do bairro e o fundo de vale
Prédio recém-inaugurado da Unicesumar: como contrapartida, instituição deverá recuperar o asfalto da região do bairro e o fundo de vale | Foto: Ivan Amorim/Unicesumar



Um terreno de 16 mil metros quadrados na Vila Santa Terezinha (zona leste) será doado para ampliação do recém-inaugurado campus da Unicesumar em Londrina. O projeto de lei que autorizou essa doação da área foi aprovado por 16 votos favoráveis e apenas um contrário, em segundo turno, na sessão dessa terça-feira (5) pela Câmara Municipal de Londrina e segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP). O terreno foi avaliado em R$ 5 milhões pela Comissão Permanente de Avaliação de Bens da prefeitura. Apenas o vereador Filipe Barros (PRB) votou contra o projeto. Jamil Janene (PP) e Felipe Prochet (PSD) estavam ausentes.

Além da doação, o projeto altera o zoneamento de lotes naquela região, até então considerada zona residencial que passou a ser caracterizada área universitária. Sob pena de reversão do imóvel ao domínio do município, a obra deverá iniciada no prazo máximo de 18 meses após promulgação da lei e a conclusão do prédio terá que ser executada em 36 meses.

A matéria também definiu as contrapartidas para instituição conquistar o benefício do terreno milionário. A Unicesumar terá ainda a obrigação de recuperar o asfalto da região do bairro com investimento de R$ 3,1 milhões e efetuar recuperação do fundo de vale do córrego que fica próximo ao terreno doado. Outra exigência, segundo o diretor da Unicesumar, Paulo César Valle, é a realização de um novo EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). "Fora feito um EIV para atender as questões de mudança de zoneamento. Após apresentação do projeto arquitetônico, teremos que apresentar outro EIV para as secretarias afins."

Segundo Valle, as questões ambientais estão sendo observadas pela instituição que precisará cumprir o PRAD (Plano de Recuperação da Área Degradada) que vai passar pelo crivo dos técnicos da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente). "O PRAD irá nos dizer o que fazer para amenizar um possível impacto. Tão logo nós apresentarmos o projeto arquitetônico, faremos a contratação do novo EIV que poderá indicar novas medidas mitigadoras e compensatórias."

INFRAESTRUTURA
Recém-inaugurada na cidade dia 24 de novembro, a Unicesumar emprega atualmente 60 pessoas e tem 2 mil alunos. Com a futura ampliação, a meta é aumentar o número de funcionários e chegar a 5 mil alunos. A instituição, que iniciou as atividades no ensino presencial com seis cursos em 2017, entrará em 2018 com um portfólio de 21 diferentes graduações na cidade e poderá chegar a 45 cursos presenciais. O prédio inaugurado tem 8,5 mil metros quadrados de construção, 30 salas de aula, 15 laboratórios e duas bibliotecas .