A Câmara Municipal de Londrina (CML) divulgou nesta terça-feira (14) as propostas consideradas habilitadas pelo Legislativo dentro do chamamento público aberto em fevereiro para a locação de uma sede provisória por conta da reforma pela qual a Casa deve passar.

A Câmara de Londrina recebeu seis propostas de locação de imóvel para abrigar temporariamente o Legislativo durante o período em que o prédio atual estará em reforma. Na tarde desta terça (14), foi divulgado o relatório final da comissão responsável pelo chamamento público.
A Câmara de Londrina recebeu seis propostas de locação de imóvel para abrigar temporariamente o Legislativo durante o período em que o prédio atual estará em reforma. Na tarde desta terça (14), foi divulgado o relatório final da comissão responsável pelo chamamento público. | Foto: Devanir Parra - CML

São dois imóveis na área central – um é o Espaço Villa Rica, de 2,2 mil metros quadrados, situado na Rua Piauí, e o outro é o antigo Ipolon, de 4 mil metros quadrados, na Rua Alagoas – e ainda um terceiro local, com 2 mil metros quadrados, na Avenida Luigi Amorese, Jardim Leonor, região oeste da cidade. Outros três interessados acabaram descartados por não possuírem o tamanho mínimo de 1,7 mil metros quadrados estabelecido pelo edital.

As propostas foram avaliadas por uma comissão de três servidores da CML e a palavra final do lugar escolhido caberá ao diretor do Legislativo, Leandro Rosa. “A gente vai analisar agora outras questões. Questão de localização, de o proprietário fazer as adequações necessárias para que a gente possa mudar”, disse ele. A mudança ainda não tem prazo para acontecer.

Valores não divulgados

Os valores das três propostas não foram divulgados pela Câmara de Londrina. “O preço não foi analisado nessa primeira fase do processo. Isso é em um segundo momento, em que serão avaliadas as condicionantes de preço, do local do imóvel, da infraestrutura que tem ali em volta, da forma que o imóvel que se apresenta”, justificou o procurador-geral da Casa, Miguel Aranega.

O diretor reforçou que o preço apresentado pelos concorrentes “é um dos critérios, mas não o principal”. “O critério principal é o atendimento dos outros requisitos, que são a localização, metragem, ter um auditório que possa contemplar as sessões”, elencou Rosa.

Também conforme o diretor, preços praticados pelo mercado imobiliário serão consultados antes de a CML decidir onde vai tocar seus trabalhos durante o período de adequações estruturais na sede própria.

“Eles já fizeram a proposta e, de repente tendo uma diferença, logicamente que vamos atentar para o menor valor, no sentindo de tentar negociar com eles”, afirmou Leandro Rosa.

Licitação no fim de março

A FOLHA fez contato com o secretário de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, para saber quando será lançado o edital de reforma do prédio da Câmara de Londrina – o processo está sob responsabilidade do Executivo, que, em dezembro de 2022, recebeu R$ 16,7 milhões do Legislativo reservados para a execução da empreitada.

De acordo com Cavazotti, o processo foi remetido nesta terça-feira para a Procuradoria-Geral da prefeitura e, embora o órgão tenha um prazo de 30 dias para dar retorno na documentação, Cavazotti projetou que a gestão vai “trabalhar bastante” para lançar a licitação até o fim de março.