Câmara aprova nome de Jaime Lerner para nova ponte entre Brasil e Paraguai
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Guilherme Marconi - Grupo Folha
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 1984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que dá o nome de Jaime Lerner à nova ponte de integração Brasil e Paraguai, que está sendo construída entre Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, e a cidade paraguaia de Presidente Franco. O projeto segue para o Senado mesmo com manifestações contrárias de entidades de Foz e de vereadores do município.

Arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por dois mandatos, Jaime Lerner morreu em maio deste ano. "Ele tinha como lema integrar os povos pelas suas obras. A ponte vai unir duas nações", apontou o autor da proposta. "Os gênios começam a viver no coração das pessoas depois de sua partida. Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas. Sua obra e seu pensamento são marcas vivas que continuarão por muito tempo", disse Roman. Entre as obras de Lerner destacadas pelo deputado estão a modernização do transporte público de Curitiba, o fechamento da Rua XV de Novembro e a criação de diversos parques urbanos na capital paranaense.
A Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) defende a manutenção do nome original - Ponte de Integração - gravado em pedra fundamental desde maio de 2019 e que hoje representaria os anseios da comunidade trinacional e argumenta que o projeto que tramita no Congresso não ouviu a população. "O nome escolhido para o empreendimento tem forte significado simbólico, uma vez que a obra amplia ainda mais o bom relacionamento entre o Brasil e o Paraguai. Uma relação harmônica que ganhou força com a Ponte Internacional da Amizade e posteriormente foi aprofundada com a construção da Itaipu Binacional", afirma nota da entidade.

