Imagem ilustrativa da imagem Câmara aprova em primeira discussão aumento de jornada de servidores municipais
| Foto: CML/Imprensa/ Devanir Parra
Imagem ilustrativa da imagem Câmara aprova em primeira discussão aumento de jornada de servidores municipais
| Foto: CML/Imprensa/ Devanir Parra

A Câmara Municipal de Londrina aprovou por 17 votos favoráveis, em primeira discussão, nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que amplia a jornada de trabalho do servidor público municipal. A proposta é aplicar a legislação apenas futuros servidores municipais, das atuais 30 horas semanais (6 horas diárias) para 40 horas semanais (8 horas diárias). O vereador Junior Santos Rosa (PSD) se absteve e Guilherme Belinati (PP) estava ausente na sessão.

A mudança vai alterar apenas a jornada dos servidores admitidos a partir dos concursos públicos realizados após a promulgação da lei. Entretanto, o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) se posicionou contra a mudança na legislação para os próximos concursos. A preocupação é que os mesmo profissionais estarão trabalhando com cargas horárias diferentes, o que poderá acarretar no futuro em problemas trabalhistas. "Queria deixar essa mensagem. Não podemos criar coisas contra o município que vai poderá sangrar lá na frente.

O Executivo justifica que a maior parte dos servidores que trabalham no atendimento ao público cumprem a jornada das 12 horas às 18 horas, horário de funcionamento do Centro Cívico, o que dificulta o atendimento ao público. "É um clamor da sociedade, esse atendimento reduzido cria uma dificuldade ao contribuinte", defendeu Tadeu Felismino, chefe de gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Os vereadores que aprovaram a matéria em primeiro turno pediram um debate mais detalhado sobre o tema antes de aprovar a proposta em segunda discussão.