Agência Estado
Do Rio
O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, defendeu ontem a renúncia coletiva do secretariado do governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT). Segundo Brizola, a medida é necessária para dar ao governador liberdade para recompor seu governo e iniciar uma ‘‘nova fase’’ na administração, com credibilidade. Em entrevista ao programa ‘‘Câmara Aberta’’, que será transmitida no domingo pela TV Bandeirantes, o ex-governador afirmou que o episódio da demissão do coordenador de segurança do Rio, Luiz Eduardo Soares, por suas denúncias de corrupção na Polícia Civil, abalou a imagem de Garotinho com os formadores de opinião.
‘‘A classe média está intrigada, porque confiava muito no Luiz Eduardo’’, disse o presidente nacional do PDT. Brizola contou que a sugestão de renúncia coletiva foi decidida pelo conselho político do PDT, e será levada ao governador do Rio. Ele também defendeu a saída do PT do governo, se os secretários e a bancada legislativa da legenda continuarem em conflito com a administração.
‘‘O PDT acha melhor que o PT assuma uma posição’’, afirmou Brizola. ‘‘Se eles estão descontentes, então que desembarquem’’, disse. O ex-governador reconheceu, no entanto, que a legenda petista foi importante na vitória eleitoral de Garotinho. ‘‘Mas em tudo prevalece o interesse público’’, ressalvou. ‘‘Se uma parte se revela inadaptada, o governo tem de trabalhar sem esta parte.’’

mockup