Brizola acusa Magalhães de ‘‘golpista’’
Agência EstadoNo arLula durante gravação de seu programa eleitoral: Fernando Henrique perde de 300 mil a 500 mil votos por dia, calcula DirceuO pré-candidato a vice-presidente e ex-governador do Rio Leonel Brizola (PDT) rebateu as críticas do presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), que previu o caos em caso de uma vitória das oposições. Em carta enviada a ACM, Brizola faz um protesto contra as declarações do senador e lamenta que ele, como presidente do Senado e do Congresso, ‘‘venha expressar tanto desprezo à soberania popular’’.
Continua Brizola: ‘‘Ainda mais considerando a sua condição de chefe do Poder, que é depositário da representação do nosso povo e a garantia do estado democrático de direito.’
Para Brizola, as declarações de ACM não tiveram outra razão que ‘‘a torpe manifestação golpista’’. Prossegue Brizola: ‘‘Como sou homem de boa-fé, cheguei a pensar que Vossa Excelência tinha se regenerado, mas vejo com pesar que, na hora da verdade, ressurge sua natureza de homem que foi sustentáculo e beneficiário da ditadura, que lhe deu cargos, poder, privilégios.’ Segundo Brizola, as mesmas ameaças de caos e anarquia foram os argumentos e o discurso golpista dos que prepararam o ambiente para a supressão das liberdades e do estado de direito em 1964.
‘‘Situação de caos é o que vem criando o atual governo que nada realizou e que, com o seu apoio, vem empurrando milhões de famílias na miséria e no desemprego, leiloando os bens públicos e entregado aos interesses internacionais a soberania da Pátria e o Brasil dos nossos netos e dos nossos filhos.’
Brizola termina assim a carta a ACM: ‘‘Nego-lhe, portanto, o mínimo direito e autoridade moral para fazer semelhantes declarações.’ ‘‘A rigor, Vossa Excelência, como presidente do Congresso, deveria ser responsabilizado por este atentado contra o sagrado direito do nosso povo escolher, conforme sua livre opção, os governantes de sua confiança.’
A frente de partidos de oposição que apóia a candidatura do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, à Presidência da República fez ontem uma avaliação otimista: a queda nos índices de intenção de votos do presidente Fernando Henrique Cardoso tem sido constante.
Ao sair de uma reunião de três horas com integrantes da frente, o presidente nacional do PT, José Dirceu, afirmou que Fernando Henrique, nas últimas semanas, tem perdido de 300 a 500 mil votos por dia, especialmente nas cidades de grande e médio porte. ‘‘É um fenômeno que veio para ficar’’, observou. ‘‘Estamos certos de que haverá segundo turno’’.
Para Dirceu, a tarefa do PT, a partir de agora, é conquistar 10 milhões de votos de eleitores insatisfeitos com o presidente, mas que ainda não optaram por outra alternativa.
Segundo ele, a bandeira do governo - estabilidade econômica - não atende aos anseios da população. ‘‘A agenda da sociedade são o emprego e as conquistas sociais.’

mockup