Mariângela Gallucci Agência Estado
Procuradores da República no Distrito Federal encaminharam ontem à Justiça Federal de Brasília ações de improbidade contra o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e os ministros extraordinário da Política Fundiária, Raul Jungmann, e da Casa Civil, Clóvis Carvalho, pelo uso particular de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação contra Brindeiro foi assinada por 12 dos 17 procuradores da República no Distrito Federal.
Dentre outras viagens, as três autoridades usaram aeronaves da FAB para viajar para o arquipélago de Fernando de Noronha. Os procuradores querem que os valores gastos com as viagens sejam ressarcidos e que a Justiça aplique uma multa às autoridades.
Hoje, os procuradores devem entrar com ações contra os ministros Pedro Malan (Fazenda), Paulo Renato Souza (Educação), Alberto Cardoso (Casa Militar) e Ronaldo Sardemberg (Projetos Especiais) por causa de viagens com aviões da FAB. Os procuradores discutiam ontem se também entrariam com uma ação contra o ministro da Saúde, José Serra. ‘‘As aeronaves estavam sendo usadas como se fossem carros, para atender a caprichos das autoridades’’, disse o procurador Guilherme Schelb.

mockup