Briga pelo Senado indispõe candidatos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de outubro de 1997
Leandro Donatti Curitiba 
O governador Jaime Lerner (PFL) deu sinais ontem de que não vai intervir na briga travada entre a vice-governadora Emília Belinati (PTB); o chefe da Casa Civil, Rafael Greca (PFL); e o ministro da Previdência, Reinhold Stephanes (PFL), pela indicação ao Senado em 98. É bom que tenhamos nomes tão respeitados, mas entendo que essa discussão não precisa ser precipitada, ressalva.
Com receio de polemizar, Lerner voltou da sua viagem ao exterior com uma postura de magistrado. Quero ver todas essas lideranças na chapa. As posições, no entanto, de quem vai concorrer a quê devem ser resolvidas numa composição entre os próprios partidos que compõem a aliança, defende o governador, que não quer ficar com a responsabilidade de fazer a opção entre os seus aliados.
As declarações de Lerner não foram as esperadas pela vice-governadora que, na última segunda-feira, assumiu a sua pré-candidatura ao Senado. Nem pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca. Emília apostava na sua confirmação já, com base numa conversa que teve com o próprio governador que a liberou para concorrer ou a vice ou ao Senado. Greca queria que Lerner voltasse a confirmar o seu nome como o preferido.
O presidente estadual do PFL, José Carlos Gomes Carvalho, endossou a avaliação de Lerner. Disse que é muito cedo para discutir candidatura. O PFL já tem a cabeça-de-chapa. O Senado e a vice têm de ser discutidos adiante para não inviabilizar a aliança, avalia. Carvalhinho não confirma, mas o partido estaria disposto a ceder espaço para o PTB, que tenta emplacar o secretário da Agricultura Hermas Brandão como vice, e Emília como postulante ao Senado.
O chefe da Casa Civil, Rafael Greca, não quis comentar ontem o lançamento de Emília Belinati. Resumiu-se a reproduzir um epigrama do filósofo greco Parmênides. O Ser é. O não-Ser não é. O que é não pode não ser, citou o ex-prefeito de Curitiba, que quer a todo custo a indicação do grupo político de Lerner para ser o candidato em 98. Na semana passada, Greca disse que era injusto tentarem excluí-lo do processo.
Enquanto Greca tentava manter-se em evidência em solenidade no Palácio Iguaçu, entre Lerner e o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, a vice-governadora e o secretário da Agricultura percorriam Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho, distribuindo cheques para os produtores rurais interessados em aderir aos programas estaduais do café adensado, do calcáreo e da reativação do plantio de algodão.
Essa não é a primeira vez que a vice e Hermas Brandão viajam juntos para o interior do Estado. Ambos tentam costurar suas pré-candidaturas de forma que se tornem irreversíveis até às convenções do ano que vem. Emília já teria topado a idéia de ceder o seu lugar como vice para Brandão.


