O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, disse ontem que quem ''não ler a cartilha'' do PSDB terá que sair do partido. Brandão já deixou o PTB e está em processo de filiação no ninho tucano. Ele é um dos novos nomes que estão entrando na legenda, entregue pelo comando nacional do PSDB ao ex-governador José Richa e ao diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Euclides Scalco. O nome de Brandão está sendo cogitado para a presidência da comissão provisória que comanda a sigla no Paraná (hoje chefiada pelo deputado federal Basílio Villani).
Brandão repetiu as palavras de Richa, que assegurou que o partido não ficará atrelado ao governo Jaime Lerner (PFL), apesar do próprio governador contar com essa possível parceria nas eleições do próximo ano. ''O partido será independente'', declarou Brandão.
Brandão tinha jantar marcado ontem com Villani, para discutir novas filiações. A festa de filiação dos novos tucanos, inicialmente marcada para sábado (dia 29), pode ser adiada. O prazo para mudanças partidárias acaba dia 6 de outubro.
As novas filiações vão alterar o cenário na Assembléia. Treze deputados já mudaram ou vão mudar de sigla nos próximas dias, de olho nas eleições de 2002. A bancada do PSB, formada por dois parlamentares, deve desaparecer. Ricardo Maia (PSB) pretende assinar em breve ficha no PSDB. Moysés Leônidas (PSB) também pode optar pelo ninho tucano.
Ontem, o Tribunal de Justiça de Brasília cassou a liminar dos aliados do senador Alvaro Dias (PDT), que visava acabar com o mandato de Villani como presidente da comissão provisória.

mockup