O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, disse ontem, em Curitiba, que sentiu o ‘‘clima da vitória’’ entre os eleitores da Capital favoráveis à reeleição de Cassio Taniguchi (PFL). ‘‘Tenho convicção plena da vitória. Depois do primeiro turno houve a conscientização da responsabilidade que os curitibanos têm em continuar com uma cidade modelo’’, avaliou. O senador catarinense também esteve em Curitiba no dia 4, e afirmou que desde a semana seguinte à realização do primeiro turno, a campanha de Cassio ‘‘ganhou ânimo, organizou-se, foi para as ruas’’, e isso vai fazer com que o PFL ‘‘ganhe bem’’ na Capital.
Bornhausen reafirmou que veio a Curitiba para ‘‘mostrar solidariedade’’ ao candidato pefelista. ‘‘Não vim aqui na pretensão de conseguir votos, ou interferir na campanha. Não faço sugestões quando sou chamado, apenas respondo’’, desconversou o senador, quando foi questionado sobre sua participação na campanha de Cassio às vésperas do segundo turno. O presidente nacional do PFL ficará em Curitiba até sexta-feira. É praticamente certo que ele participe dos comícios de encerramento da campanha – o primeiro deles aconteceria ontem à noite, e o último, hoje, no Bairro Fazendinha.
Ontem pela manhã Bornhausen teve uma rápida reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (PTB), quando conheceu o projeto do Código de Ética do legislativo paranaense. À tarde ele participou de uma audiência com o governador Jaime Lerner (PFL), no Palácio Iguaçu. Hoje o senador se reúne com a coordenação da campanha pela reeleição e, em seguida, fará uma visita ao secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Carlos Gomes Carvalho (PFL). Ao meio-dia, Bornhausen fará uma palestra na Associação Comercial do Paraná, sobre a criação de um Código de Defesa do Contribuinte.
O presidente nacional do PFL criticou a ‘‘falta de criatividade’’ da propaganda eleitoral do PT em Curitiba, e rebateu a declaração do senador Roberto Freire (PPS), de que o PFL estava usando ‘‘a mesma estratégia anti-PT’’ em todo o Brasil. Freire, que é o presidente nacional do partido do presidenciável Ciro Gomes, acusou o PFL de estar veiculando no horário eleitoral em Curitiba e Recife (onde o prefeito Roberto Magalhães disputa a reeleição contra João Paulo, do PT) mensagens que ligam o PT a invasões urbanas, por exemplo. ‘‘Isso não precisa de publicidade porque é a realidade das ruas’’, ironizou Bornhausen.
O publicitário Mauro Salles, que acompanha o senador na viagem ao Paraná, assegurou que não foi usado durante a eleição municipal ‘‘um único texto’’ em comum, produzido pela direção nacional do PFL. ‘‘Apenas foram obedecidas as diretrizes e orientações do partido. A linha a ser adotada nas campanhas foi decidida pelos diretórios municipais’’, garantiu Salles. ‘‘Quem importa propaganda de outras cidades são eles, usaram o ‘kit-PT’ em todas eleições’’, criticou Bornhausen. Ele também estava acompanhado do candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, senador Romeu Tuma.

mockup