Em sua quarta visita a Foz do Iguaçu (Oeste), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontrou, na manhã desta terça-feira (1), com o presidente o Paraguai, Mario Abdo Benítez, e o governador Ratinho Junior (PSD) para vistoriar as obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, no Rio Paraná. A estrutura promete desafogar o trânsito na Ponte da Amizade. “Nosso excelente relacionamento só pode produzir frutos como esse. É um orgulho para nós estarmos participando dessa obra de integração entre Brasil e Paraguai. Quando algo é feito para o Paraguai, também é feito para o Brasil, porque queremos vizinhos fortes, que possam cada vez mais somar conosco”, ressaltou Bolsonaro.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro visita Foz e inspeciona obras de nova ponte para o Paraguai
| Foto: Jonathan Campos/AEN

A construção alcançou 45% de execução em novembro, um ano e três meses após o início da prestação do serviço. As obras são executadas dentro de um convênio entre Itaipu Binacional e o governo federal com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. O investimento será de R$ 463 milhões, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro visita Foz e inspeciona obras de nova ponte para o Paraguai
| Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

DESENVOLVIMENTO

Assim que concluída, a estrutura que foi idealizada em 1992, mas só agora saiu do papel, irá ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco. A previsão é que a obra seja entregue em março de 2022. O governador Ratinho Junior destacou a parceria estratégica. “É uma conquista histórica do Estado e que atrairá novos investimentos, novos empregos. A ponte é um marco arquitetônico, turístico e de integração entre os dois países”, afirmou.

A soma dos investimentos da Itaipu em obras de infraestrutura é de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, que gera 500 empregos diretos e outros 1.500 indiretos na cadeia de fornecedores. De acordo com o órgão, são projetos que devem resolver diversos gargalos para o desenvolvimento regional. Nessa lista também estão a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, a ampliação da pista de pouso e de decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu.

ALMOÇO

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, a obra respalda o planejamento estratégico do governo do Estado para a região Oeste. “Está interligada com as demais intervenções de Itaipu no Estado, alinhadas com o governador Ratinho Junior”, afirmou.

O encontro dos chefes dos dois países ainda contou com uma reunião de trabalho no Hotel Recanto, seguida de um almoço oferecido em nome do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para o presidente da República do Paraguai e a primeira-dama, Silvana López Moreira de Abdo.

AUXÍLIO

Na visita, o presidente ainda falou sobre a possibilidade de que a ampliação do auxílio emergencial aos afetados pela crise da pandemia da Covid-19 seja prorrogada por mais dois ou três meses em 2021. “Ajudamos o povo do Brasil com alguns projetos por ocasião da pandemia. Alguns querem perpetuar alguns benefícios. Ninguém vive dessa forma. É o caminho certo para o insucesso”, disse. (Com agências).