O presidente Jair Bolsonaro desembarca em Londrina na próxima sexta-feira (8) para cumprir agenda na Região Norte do Paraná. No dia da chegada, deverá visitar o Parque de Exposições Ney Braga, onde acontece a ExpoLondrina 2022, e no sábado (9), seguirá para Bandeirantes (Norte Pioneiro), para acompanhar uma missa no Santuário São Miguel Arcanjo. A visita foi articulada pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR).

materia - politica: visita do ainda nao candidato jair bolsonaro a londrina

personagens: 

ft- fabio alcover/folha de londrina

25/05/2017
materia - politica: visita do ainda nao candidato jair bolsonaro a londrina personagens: ft- fabio alcover/folha de londrina 25/05/2017 | Foto: Fabio Alcover/25-5-2017

A passagem do presidente por Londrina é parte de um roteiro que começa na sexta-feira, no Rio Grande do Sul. Pela manhã, Bolsonaro participa da inauguração da duplicação do Contorno de Pelotas na BR-116/392, em Pelotas. Na sequência, segue para Passo Fundo para acompanhar a inauguração das obras de reforma e ampliação do aeroporto regional do município gaúcho. Após o almoço, a comitiva presidencial viaja a Londrina. A chegada à cidade está prevista entre 15 e 16 horas e, do Aeroporto Governador José Richa, o presidente irá direto para o parque de exposições.

Na ExpoLondrina, Bolsonaro irá discursar para o público presente na feira, visitará o parque e, à noite, acompanha o Rodeio em Touros, no recinto de shows João Milanez, onde também deverá falar para o público. Ele não deverá acompanhar os shows dos Barões da Pisadinha e Dennis.

O presidente irá pernoitar em Londrina e, na manhã de sábado, embarcará em um helicóptero com destino a Bandeirantes, onde participa de uma missa no Santuário São Miguel Arcanjo, marcada para as 10 horas. Após o evento religioso, Bolsonaro retorna a Londrina para pegar o voo que o levará de volta a Brasília (DF).

A ida ao Norte Pioneiro foi confirmada após um convite feito pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). O parlamentar destacou que o Santuário São Miguel Arcanjo compõe a Rota dos Rosários, que tem ajudado a fomentar o desenvolvimento econômico daquela região, com atração de empresas e geração de empregos. A rota também vai ser incluída no projeto das novas concessões de rodovias do Paraná. "Com a visita do presidente, com certeza milhares de pessoas do Paraná, sul de São Paulo e de outros estados irão ao santuário", disse o deputado.

CAMPANHA?

Bolsonaro tem criticado a participação em eventos públicos de adversários políticos que já se declararam pré-candidatos à Presidência da República para as eleições de outubro. Segundo ele, as aparições em eventos configurariam campanha eleitoral antecipada. Mas Filipe Barros afirma que a visita do presidente a Londrina e Bandeirantes não terá caráter eleitoral. “Ele está indo como presidente, não como candidato ou pré-candidato. É uma visita institucional pela importância que a exposição tem para os londrinenses, para o Estado e para o Brasil”, justificou o parlamentar vice-líder do PL, que é responsável pela elaboração do roteiro presidencial no Paraná e acompanhará Bolsonaro na viagem de Brasília até o Rio Grande do Sul e depois, para Londrina e Bandeirantes.

Barros disse que a vinda do presidente a Londrina deveria ter acontecido antes, mas foi adiada em razão da pandemia. O deputado disse ainda que em dezembro de 2021 entregou em mãos a Bolsonaro um pedido do presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Antonio Sampaio, e do vice-presidente da entidade, Afrânio Brandão, para que visitasse a ExpoLondrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.