Os dois principais candidatos à Presidência farão campanha no Paraná no final desta semana. Hoje (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e que vem aparecendo em segundo lugar nas pesquisas, estará em Londrina, onde participará de motociata com apoiadores e em seguida fará comício no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Já o líder nas intenções de voto, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará campanha neste sábado (17) em Curitiba.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro faz comício hoje em Londrina; Lula estará em Curitiba amanhã
| Foto: Gustavo Carneiro/8-4-2022

Será a terceira vez que Bolsonaro vem a Londrina, sendo que na primeira visita, em 2017, ele ainda era deputado federal. Em abril deste ano, já como presidente, ele veio durante a ExpoLondrina, que completou 60 anos de edição. Na ocasião, a comitiva de Bolsonaro foi acompanhada de uma carreata até o Parque Ney Braga, onde ele discursou para milhares de apoiadores e depois participou de cavalgada no Recinto de Shows e Rodeios João Milanez.

Hoje, o presidente vem na condição de candidato à reeleição a convite do deputado federal Filipe Barros (PL), que se diz o "01" de Bolsonaro na cidade. Segundo a assessoria do parlamentar, responsável pela organização do ato, o chefe do Executivo desembarca no Aeroporto Governador José Richa às 17 horas e segue em motociata até o Parque Ney Braga. O trajeto partirá da Avenida Santos Dumont e seguirá pela Avenida JK até a Avenida Tiradentes, em direção ao parque. Lá, ele fará comício às 19h no Recinto João Milanez. São aguardados milhares de apoiadores e os portões do espaço serão abertos às 14 horas.

A agenda de Bolsonaro no Paraná começa por Prudentópolis (Centro-Sul), município com a maior comunidade ucraniana do país e que atualmente recebe cerca de 27 refugiados da guerra com a Rússia. De Prudentópolis, a comitiva seguirá para Londrina, onde o presidente teve cerca de 80% dos votos válidos nas eleições de 2018.

No sábado, conforme informações do jornal O Globo, Bolsonaro fará campanha em Pernambuco, incluindo a cidade natal de Lula, Garanhuns. É uma estratégia de campanha para tentar diminuir a rejeição do presidente na região Nordeste, que segundo a última pesquisa do Ipec chega a 61%. A região tem ampla maioria de eleitorado pró-Lula.

NA CAPITAL

Já o ex-presidente petista fará comício em Curitiba neste sábado também com o intuito de tentar reverter sua alta rejeição na Região Sul (46%, segundo o Ipec). O ato está marcado para as 10 horas, na Boca Maldita, tradicional reduto de mobilizações políticas localizado no centro de Curitiba. Lula estará acompanhado do candidato ao governo Roberto Requião (PT), além de demais lideranças e candidatos da coligação Brasil da Esperança, formada pelas federações PT/PV/PC do B e PSOL/Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e o Agir. Nesta sexta, Lula fará campanha em Florianópolis, e no domingo (18) estará em Porto Alegre.

A última pesquisa do Ipec mostrou que pela primeira vez desde o início da campanha eleitoral o ex-presidente aparece atrás de Bolsonaro nas intenções de voto na Região Sul. Até então eles estavam tecnicamente empatados. De acordo com a pesquisa Ipec de 12 de setembro, o presidente agora tem 41% das intenções de voto no Sul, e o ex-presidente, 36%.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.