Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaristas na AL querem proibir passaporte da vacina no Paraná
| Foto: Orlando Kissner/Alep

Numa semana marcada por debates ideológicos, o projeto de lei que mais acirrou os ânimos na Assembleia Legislativa nesta semana foi o que proíbe a exigência do passaporte sanitário no Paraná. A tramitação em urgência foi aprovada por 27 votos favoráveis e 17 contrário na quarta-feira (9).

O projeto foi assinado pelos deputados Ricardo Arruda, Coronel Lee e Delegado Fernando Martins, todos do PSL, Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP).

Mesmo sendo de partido mais à esquerda, deputado Marcio Pacheco (PDT) comemorou o resultado. “Não se fala em ser contra a vacina, mas ser contra a imposição. Não podemos admitir a perda de liberdade. Vemos arbitrariedades sendo cometidas, proibindo as pessoas de terem direitos básicos, perdendo seus empregos.

O deputado Luiz Claudio Romanelli criticou o caráter ideológico do projeto. “Não estamos tratando aqui sobre o direito de ir e vir, que está garantido na Constituição. Infelizmente esse debate serve a este movimento antivacina. É uma jogada política. A vacina salva vida. Saúde pública não pode ser tratada pelo viés ideológico e negacionista”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.