A votação simulada em Maringá no último sábado à tarde para testar o sistema biométrico que será utilizado nas urnas em outubro registrou problema para 18% dos eleitores. Eles não tiveram a impressão digital reconhecida e precisaram votar manualmente.
Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, pouco menos de 25% dos 3.456 eleitores convidados participaram do teste. Dos 845 que votaram, 155 tiveram que ser habilitados manualmente para votar. Em Londrina, onde o simulado foi realizado em 23 de setembro, 10,5% dos eleitores tiveram problemas de reconhecimento da digital.
Segundo a Justiça Eleitoral, o leitor de impressão digital precisa de até 15 segundos para fazer o escaneamento. Se por algum problema não conseguir identificar o eleitor, o processo é repetido, trocando o dedo utilizado. É possível fazer até oito tentativas, o que somaria dois minutos de espera. Se ainda assim não for possível fazer a identificação, será feita a habilitação manualmente.
Ontem também foram realizados simulados nos municípios de Floresta, Doutor Camargo, Ivatuba e Paiçandu, todos na região de Maringá, e, segundo o TRE, "os resultados foram extremamente satisfatórios".
As eleições com urna biométrica também serão realizadas em Tamarana e Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), além de Balsa Nova, também na RMC, incluída no sistema em 2008, e da própria capital, que passou a usar a biometria em 2012.

mockup