Berzoini assume prometendo mais emprego
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de janeiro de 2004
Agência Folha 
Brasília - O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, afirmou ontem que o índice de desemprego no Brasil atingiu um patamar muito elevado, tornando-se incompatível com a realidade do país. Segundo ele, altos níveis de desemprego enfraquecem o poder de negociação dos sindicatos.
Em dezembro, o índice de desemprego apresentou uma ligeira melhora e alcançou 10,9%. Berzoini assumiu ontem o ministério com o compromisso de gerar empregos e conduzir as reformas sindical e trabalhista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como prioridade neste ano o combate ao desemprego.
A meta é reduzir a taxa a um patamar abaixo de um dígito ao longo do ano. ''Nós vamos trabalhar para baixar o desemprego, independentemente de um dígito ou dois. Na prática, quando se fala em um dígito é porque já estamos perto disso. Afinal, 9,9% é um dígito e 10,1% são dois'', declarou Berzoini depois de receber o cargo do ministro Jaques Wagner, que passará comandar o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).
A cerimônia de transmissão de cargo foi prestigiada por muitos congressistas, entre eles o líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), representantes de tribunais do Trabalho, sindicalistas e de ministros.
Para o novo ministro do Trabalho, a política de juros do Banco Central é importante na questão do emprego, mas não pode ser vista como o único caminho. ''A questão do desemprego não se resume a juros e à disponibilidade de crédito. Depende também de uma ação firme do governo para garantir o crescimento das exportações e do mercado interno'', avaliou Berzoini.
Ele pediu aos empresários confiança no crescimento da economia, com mais investimentos e com a manutenção de postos de trabalho.


