Curitiba- O deputado estadual Neivo Beraldin (PDT) defende que a Assembléia Legislativa (AL) do Paraná ocupe mais espaço no cenário político estadual. ''A Assembléia tem poderes garantidos pela Constituição'', ressaltou o deputado, durante entrevista ontem no programa Canal Exclusivo, da TV Exclusiva.

Para Beraldin, é necessário mais experiência aos legisladores. ''O povo precisa escolher com critério os parlamentares'', disse. Segundo ele, o País tem quase 40 partidos, o que dificulta a vida dos eleitores na hora de escolher seus representantes.

Beraldin afirmou ainda que a maioria da população não sabe quais são as funções dos deputados.

Ele criticou a prática do assistencialismo por parte dos deputados, argumentando que isso não é papel do legislador, mas das entidades sociais, esclarecendo que cabe aos deputados fiscalizar com rigor a aplicação dos recursos do Estado e legislar. ''Raramente se vê um parlamentar usando a tribuna para falar da economia do País ou do Estado'', disse.

O pedetista acha que no ano que vem o Legislativo terá mais dificuldades em relação à fiscalização dos recursos públicos, ''em vista da situação em que o Estado se encontra'' e também porque 2002 é ano eleitoral.

mockup