Belinati se diz vítima de um complô
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de julho de 2000
Lúcio Horta e Patrícia Zanin De Londrina 
O prefeito afastado de Londrina, Antonio Belinati (PFL), atribuiu ontem a adversários políticos as sucessivas derrotas que vem sofrendo na Justiça e que culminaram com o pedido de prisão preventiva dele feito anteontem pelo Ministério Público Estadual. Para Belinati, existe um complô, com central montada em Brasília, querendo destruir sua carreira. As declarações foram dadas durante uma tumultuada entrevista coletiva, na saída do shopping Com-Tour, logo após o lançamento da candidatura de Farage Kouri (PFL).
Cada vez que sai uma coisa boa, por exemplo agora uma pesquisa nacional da Brasmarket, publicada na Isto É, mostrando o carinho do povo e a aprovação do nosso trabalho, vem sempre na sequência alguma medida para tentar nos desmontar. Entretanto, o que eu tenho sentido é que eles estão perdendo a cabeça com essa insistência em querer me destruir, afirmou.
O prefeito afastado disse que o objetivo é evitar que ele participe e vença as eleições de outubro. Estamos num período de eleição e, na minha avaliação, tem uma central montada em Brasília, com gente do alto escalão do governo, ou próxima do alto escalão do governo, que está monitorando essa campanha para destruir o Antonio Belinati, disse, sem citar nomes.
Belinati não poupou a imprensa e também atacou o candidato do PMDB, Luiz Eduardo Cheida, condenado em primeira instância por causa de uma queixa-crime. Eu só queria lembrar que recentemente saiu a condenação do ex-prefeito Luiz Eduardo Cheida, de um ano de prisão, e a imprensa deu uma notinha escondida no jornal.
O prefeito afastado não quis comentar a ação do Ministério Público, que o acusa juntamente com outras 16 pessoas de formação de quadrilha, fraude em licitação e desvio de dinheiro público por causa do pagamento de R$ 60 mil para um show da apresentadora Xuxa, que nunca foi realizado. Mas ele questionou o fato de algumas pessoas citadas na ação terem ficado fora do pedido de prisão os ex-diretores da Comurb Eduardo Alonso e Lúcia Brandão, além do empresário de Curitiba Cláudio Menna Barreto.
Eu quero dizer que tem uma pessoa que é ré confessa, que desviou o dinheiro público e no entanto ela é a grande protegida de alguns promotores do Paraná, disse, referindo-se a Alonso. (Ele) está solto e ainda é o grande articulador de um candidato a prefeito de Londrina.
Sobre os argumentos apresentados pelo MP de que a prisão de Alonso, Lúcia Brandão e de Menna Barreto não havia sido requerida porque eles estão colaborando com as investigações e se beneficiam da Lei de Proteção a Testemunhas, Belinati classificou de incoerentes. Quer dizer que pode desviar e se você colaborar vai ser protegido?, ironizou, em entrevista à Folha. Ele também alegou que nunca deixou de colaborar com as investigações.
Belinati negou ainda que esteja se afastando da política, mas questionado sobre quais seriam seus planos, disse apenas que seu futuro é direcionado pelo povo, pelo eleitor. Sobre sua próxima cartada, afirmou: É pedir voto para o Farage. O prefeito afastado voltou a afirmar que não pensa em ocupar o lugar do candidato oficial do PFL na reta final da campanha. Em momento nenhum nós discutimos isso e nem passou pela minha cabeça.
O prefeito afastado garante que está comprometido em tempo integral na campanha de Farage, com participação ativa em reuniões e encontros. A gente sente o carinho do povo nos bairros, afirma, citando, inclusive, frases que diz ter ouvido de populares como: Eleição sem Belinati é como corrida de carro sem Ayrton Senna, Eleição sem Belinati é como macarrão sem queijo: não tem gosto, Belinati é como corintiano: morre, mas não se entrega.
Questionado se esse tipo de manifestação o motiva a pensar na disputa, ele disse que fica motivado a reafirmar o apoio ao Farage. Ele é fácil de conviver, não é político, mas com propostas reforçadas nas reuniões, nos comícios e na TV, tem condições de ir para o segundo turno. Belinati diz que pretende ir aos comícios e não descarta a possibilidade de aparecer na telinha. Sobre a TV eu não tratei ainda, mas estou à disposição.


