Belinati promete liberar dinheiro
O prefeito Antonio Belinati (PDT) vai enviar na próxima semana um projeto de lei à Câmara solicitando a autorização para pagar as indenizações dos ex-presos políticos do município. Em havendo dificuldade no caixa do Estado, eu pago o débito e nós ficaríamos com esse crédito a receber. Ou em dinheiro ou em forma de obras, disse Belinati.
Segundo ele, serão 16 os ex-presos políticos de Londrina beneficiados com as indenizações. Belinati ainda não tem a relação completa com os nomes, mas sua assessoria está preparando. O prefeito calcula em R$ 300 mil os gastos com as indenizações. Temos condição de bancar e será uma medida inédita no Brasil para essas pessoas que sofreram as torturas da ditadura. É o mínimo que se pode fazer para esses irmãos, disse Belinati.
Ele conversou com a vereadora Elza Correia (sem partido), uma das beneficiadas com a indenização, e ela aprovou a medida, que também foi comemorada pela Abap (Associação Brasileira dos Anistiados Políticos). A gente ganha um grande argumento à nossa campanha e sensibiliza o governador Jaime Lerner a cumprir a lei, disse o representante da Abap no Paraná, Ildeo Manso Vieira.
Na terça-feira, durante visita a Londrina, Lerner garantiu que as indenizações serão pagas imediatamente. Ele alegou que o governo ainda não fez o repasse por falta de recursos. Falei com o governador na sexta-feira, durante seu comício em Jandaia do Sul e ele me disse exatamente isso. Que até agora não tinha recursos, mas prometeu o dinheiro para os próximos dias, disse Ildeo Vieira. A expectativa é muito grande. Acho que o governador deveria pelo menos marcar uma data para tranquilizar os companheiros, disse o delegado da Abap. Ele lembra que muitos dos ex-presos políticos dependem do dinheiro para custear tratamentos (matéria acima). (P.Z)





