O governador Jaime Lerner (PFL) e o prefeito de Londrina, Antonio Belinati (sem partido), trocaram críticas à distância ontem na posse do Tribunal de Contas. Enquanto Lerner participava da mesa principal, encabeçada pelo novo presidente, Quiélse Crisóstomo, (leia mais nesta página), Belinati fazia críticas ao governo do Estado.
‘‘O governador fica pregando que o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) precisa promover mais o diálogo com os governadores. Então por que o Lerner não faz a mesma coisa com os prefeitos do Paraná?’’, questionou. Segundo Belinati, 89 pequenas prefeituras estão em estado falimentar e aguardam um socorro do governo.
‘‘Não adianta oferecer jantar. Isso não resolve. O Lerner poderia dar um bom exemplo atendendo os prefeitos. O caminho para o diálogo com o governo federal deve começar aqui’’, considerou, numa crítica ao jantar de confraternização oferecido na segunda-feira pelo Palácio Iguaçu. Belinati defendeu apoio apenas para as prefeituras de pequeno porte.
No entendimento de Belinati, quebrados, os municípios não poderão ajudar nas contrapartidas, o que pode inviabilizar uma série de investimentos programados pelo governo Lerner para esse ano. ‘‘Se as prefeituras estão fortes, o governo também fica forte’’, assinalou. ‘‘Às vezes o muito para os municípios significa bem pouco para o governo.’’
O governador Jaime Lerner ficou irritado com Belinati, quando soube pelos jornalistas das declarações. ‘‘Eu mantenho o diálogo com todos os prefeitos e sou amigo deles’’, afirmou. Lerner disse que se isso não fosse verdade, ele não teria sido reeleito como governador em outubro passado. ‘‘Não tentem me intrigar com o prefeito’’, reagiu.
A troca de farpas é decorrente de um mal-estar entre o governador e a família Belinati. Desde o anúncio do secretariado do segundo mandato, no último dia 21 de dezembro, eles não se falam. Tanto o prefeito de Londrina como a mulher, a vice-governadora Emília Belinati, discordam da linha política do governo. Na cerimônia de posse de Lerner e Emília, no dia 1º de janeiro, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Aníbal Khury (PTB), tentou uma reconciliação entre os dois, mas não obteve sucesso. Numa reunião com 300 prefeitos do Paraná e Lerner, em Curitiba na noite da última segunda-feira, a vice e o prefeito de Londrina não compareceram. Lerner e Emília não se cruzaram na posse ontem.

mockup