O prefeito Marcelo Belinati (PP) decretou luto oficial de três dias pela morte de Márcio Stamm. "Empresário, homem público respeitado, dinâmico, com visão sobre as necessidades da cidade e que sempre exaltou seu amor por Londrina. Uma grande perda para nossa cidade! Que Deus abençoe e ilumine sua família, dando forças e ao menos um pouco de conforto a seus corações nesse momento tão difícil", informou por meio da assessoria de imprensa da prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Belinati decreta luto oficial de três dias pela morte de Márcio Stamm
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

O empresário Márcio Stamm, 55 anos, candidato a prefeito de Londrina nas eleições do ano passado, morreu nesta terça-feira (18) no Hospital Evangélico, onde estava internado. A causa não foi divulgada. A unidade de saúde informou apenas que ele foi internado na semana passada e faleceu às 13h50.

Empresário do setor de cosméticos, Stamm concorreu à Prefeitura de Londrina pelo Podemos, mesmo partido dos senadores paranaenses Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães. Ele foi o quarto mais votado, com 13.601 votos na eleição vencida em primeiro turno pelo prefeito reeleito Marcelo Belinati (PP).

Antes, Stamm chefiou o gabinete do ex-prefeito Alexandre Kireeff de janeiro de 2014 até maio de 2016, de quem recebeu apoio durante a disputa do pleito municipal do ano passado. No Facebook, Kireeff disse que "Londrina perdeu um de seus grandes cidadãos. Além de ser um empresário muito bem sucedido, Márcio Stamm tinha uma visão apurada sobre as necessidades de nossa população e de nossa cidade. Por isso o apoiei e torci muito para que fosse eleito. Que Deus o receba e conforte todos os seus familiares e amigos".

Durante a sessão da Assembleia Legislativa desta terça, o deputado Tiago Amaral (PSB), que também concorreu à prefeitura de Londrina ano passado, comentou que Stamm, além de ser seu amigo, era "um político sério e experiente. Deixo minhas condolências à família. Fiquei muito chocado. É uma tristeza enorme para todos nós. Ele era apaixonado pela vida pública. Uma grande perda".

O presidente estadual do Podemos, sigla que o empresário comandava em Londrina, Cesar Silvestri Filho, emitiu uma nota dizendo que "Stamm se destacava como liderança política em ascensão, conhecendo como poucos os problemas e necessidades da cidade. Além de um nome importante no partido, também era um grande amigo e defensor de causas importantes do Podemos, como o combate à corrupção, a defesa da democracia e da justiça social". O documento é assinado pela bancada paranaense no Senado.

A reportagem apurou que Stamm contraiu a Covid-19 em fevereiro, mas não chegou a ser internado.

De acordo com a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), o sepultamento será às 10h desta quarta-feira (19) no cemitério São Pedro, na Avenida JK, área central.