BC dá prazo para bancos enviarem sigilos de Valério
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de julho de 2005
Eugênia Lopes e<br>Gustavo Freire<br> Agência Estado 
Brasília - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, prometeu abrir um processo administrativo contra os Bancos Rural e do Brasil (BB), caso as instituições financeiras não enviem até as 18h30 de terça-feira dados pedidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. Meirelles foi visitado ontem pelo líder do PT no Senado e presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que se queixou da lentidão dos dois bancos e cobrou providências. A comissão aguarda com especial ansiedade as informações referentes à movimentação das contas mantidas pelas empresas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza na agência do Rural do Brasília Shopping apontada pelo presidente nacional licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), como um centro de pagamento do ''mensalão''.
''É inacreditável que a movimentação maior das contas seja no Banco Rural e até agora não tenhamos nada. Isso é preocupante'', disse Amaral, antes do encontro com Meirelles. ''Precisamos receber esses documentos com celeridade.'' O presidente do BC afirmou a ele ter encaminhado quinta-feira ao Rural e ao BB ofícios pedindo as informações sobre as contas das empresas de Valério. No documento, dá prazo de cinco dias para que as duas instituições encaminhem à CPI os dados resultantes da quebra do sigilo bancário e fiscal aprovada pelos parlamentares.
Outra instituição que sofrera críticas dos congressistas, o Banco do Boston, divulgou nota informando ter encaminhado ao BC informações sobre a conta mantida pelo empresário. Já o BB confirmou ter recebido o pedido do BC e prometeu enviar os dados à CPI o mais cedo possível.


