Curitiba - Cerca de 15 requerimentos da oposição estavam na pauta da Assembléia Legislativa, ontem, para serem apreciados durante a sessão plenária. A votação da maioria dos requerimentos foi adiada a pedido da bancada da oposição, minoria na Casa. Um requerimento do deputado Marcelo Rangel (PPS), que pedia a retirada do site ''Gestão do Dinheiro Público'', do Governo do Estado, foi rejeitado. Rangel alega que os números divulgados no site não correspondem com a realidade. Já o requerimento do deputado Antonio Belinati (PP), que apenas sugere que o Estado se responsabilize pelo transporte escolar nos municípios, serviço hoje feito pelas prefeituras locais, foi aprovado.
A apreciação dos requerimentos surpreendeu a oposição. É que desde a segunda-feira passada a bancada de apoio ao Governo do Estado tem se retirado do plenário para evitar a votação de requerimentos polêmicos. A estratégia de esvaziamento, já que qualquer votação só ocorre na presença de no mínimo 28 parlamentares, foi orientada pelo líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que alega ''instabilidade'' da bancada de apoio, em menor número em função da viagem de quatro aliados.
Ontem, porém, Romanelli manteve sua bancada unida para tentar derrubar os requerimentos - a maior parte são pedidos de informação ao Governo do Estado sobre indícios de irregularidades. Romanelli disse que hoje se reúne com a liderança da oposição para tentar um ''acordo'' definitivo sobre o assunto. (C.S.)

mockup