Barbosa quer transformar Codel em agência de desenvolvimento
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Paula Barbosa Ocanha <br> <br> Reportagem Local 
O candidato a prefeito de Londrina pelo PDT, Barbosa Neto, foi o último a ser ouvido na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), na manhã de ontem. Em uma hora e meia de sabatina, o ex-prefeito ressaltou ações de sua administração, como a criação da Guarda Municipal, escolas em período integral e atendimento direto ao público. O ex-prefeito também criticou o governo do Estado, que não estaria repassando o suficiente para a área da Saúde.
O pedetista respondeu a nove questões feitas pela diretoria da Acil e sete feitas por eleitores. Sobre as questões de interesse da associação, o candidato ressaltou que a primeira ação de seu novo mandato, caso eleito, será transformar a Codel em uma agência de desenvolvimento, para que ela ganhe agilidade e autonomia para atrair empresas e indústrias. ''Uma agência de desenvolvimento tem a agilidade que nós, prefeitura, não temos. Mas o mais importante nisso tudo é a Câmara aprovar o plano diretor, para que as zonas industriais sejam ampliadas. Sem isso estamos de mãos atadas'', afirmou.
Nas questões relacionadas ao comércio, Barbosa ressaltou a ''revitalização'' do centro de Londrina para que ele se torne ''o maior shopping a céu aberto do Brasil''. Sobre flexibilizar o horário do comércio - demanda antiga da Acil -, porém, o pedetista afirmou que ''o prefeito não pode interfirir nessas questões''. ''Há um acordo coletivo entre os sindicatos que precisa ser respeitado. Não é da competência do prefeito essa questão trabalhista'', justificou.
O candidato também aproveitou para alfinetar os adversários, que estariam usando como base a Guarda Municipal ''para fazer propostas de governo''. ''Eu criei a Guarda da forma que ela é hoje e deixei dinheiro para contratarmos mais guardas. Vamos instalar mais câmeras de segurança, melhorar a vigilância, fazer o treinamento da Guarda armada'', discursou.
Na área da Educação, Barbosa ressaltou que pretende ampliar o ensino integral, e minimizou o último resultado do Ideb em Londrina (que registrou nota inferior na comparação com a edição anterior), alegando que em sua gestão houve uma melhora no resultado da Prova Brasil.
Na Saúde, apesar dos escândalos envolvendo os institutos Gálatas e Atlântico, o pedetista ressaltou o rompimento de contratos de terceirização. Ele afirma ainda que acabou com os plantões à distância e que adotou um organograma de saúde planejado pelo INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial) que começou a dar resultados recentemente. ''O município investe 41% na Saúde e o governo do Estado investiu 0,5%. Nossa obrigação é de investir 15% e do Estado investir 12%'', reclamou.
Nas respostas aos eleitores, o ex-prefeito também prometeu ''acabar com os contratos emergenciais do lixo'', após a aprovação de um plano de saneamento básico e de uma agência reguladora.


