Bancada do PTB promete obstruir votações de hoje
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de janeiro de 1999
Agência Folha 
A bancada do PTB na Câmara, com 23 deputados, não deve participar das votações das quatro MPs incluídas na pauta da sessão de hoje do Congresso. Os petebistas cobram mais espaço no governo FHC. Os pleitos dos outros partidos são atendidos, os do PTB são menosprezados, afirmou o líder do partido, Paulo Heslander (MG), que ontem passou o cargo para o primeiro vice-líder, Duilio Pisaneschi (SP).
O PTB queria controlar as áreas de habitação e saneamento da Caixa Econômica Federal. Heslander, que pretendia ser o titular dessas áreas, disse ontem que desistiu. Não aceito mais nenhum cargo no governo. A cúpula do partido se reuniu ontem com os líderes do PL e decidiu formalizar um bloco para a próxima legislatura, que se inicia em fevereiro. O PL faz oposição ao governo no Congresso. O bloco tem 43 deputados eleitos.
Uma reunião hoje dos atuais deputados do PTB com os eleitos em outubro avaliará a decisão. O PTB vai entrar em obstrução: não participará mais das votações de interesse do governo, disse Haslander. A bancada petebista entende que o partido não tem cargos no primeiro escalão do governo federal, embora o ministro Paulo Paiva (Orçamento) seja do PTB. Para a bancada, o Paiva é indicação pessoal do presidente, afirmou Heslander.


