Audiência debate fusão do Iapar

O Iapar foi mais uma vez assunto na Assembleia Legislativa. Deputados e representantes de diversas entidades paranaenses participaram nessa quarta-feira (9) de audiência pública no plenarinho da Casa para tratar a fusão do instituto com a Emater, Codapar e CPRA, proposta pelo governo do Estado. O projeto tem resistência de entidades da sociedade civil de Londrina e região.

Contra o projeto

O deputado Tercilio Turini (Cidadania), que é da base de apoio de Ratinho Junior (PSD) na Assembleia, participou da audiência pública e defendeu a autonomia do Iapar e a manutenção da sede em Londrina, declarando que desde o início é contra a fusão. Segundo ele, o Iapar “é um marco na evolução do agronegócio no Paraná, um centro de inteligência que há décadas contribui para a expansão e a qualificação da agricultura e da pecuária paranaenses, elevando o nosso estado à condição de um dos principais produtores agrícolas do Brasil.”

Polêmica em Maringá

O plenário da Câmara de Vereadores de Maringá aprovou por 13 votos a constituição de uma Comissão Especial de Estudos, composta por cinco vereadores, para analisar a real viabilidade de instalação de uma casa de semiliberdade no Jardim Campos Elíseos. O requerimento foi protocolado pelo vereador Mário Verri (PT), que compõe a comissão junto com os vereadores William Gentil (PTB), Chico Caiana (PTB), Alex Chaves (PHS) e Flávio Mantovani (Cidadania). A obra foi anunciada pelo governo do Estado e causou a revolta dos moradores do bairro por ser uma área residencial.

Prefeito busca alternativa

Segundo justificativa apresentada pelo vereador Mário Verri (PT), autor do pedido, o terreno pretendido não fica próximo a órgãos de segurança pública e, portanto, não teria condições de abrigar esse tipo de serviço de forma adequada. Em recente entrevista, o prefeito Ulisses Maia (PDT) disse que o Executivo solicitaria ao governador Ratinho Junior (PSD) uma alternativa para o local, a exemplo de uma casa para o público idoso.

Prioridade para os cardíacos

Os vereadores de Apucarana aprovaram por unanimidade projeto de lei que autoriza a prefeitura a criar o “Cartão Prioritário” para pessoas portadoras de doenças cardíacas. Além de priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos, bancários, supermercados e shopping center, o Cartão Prioritário também deve assegurar vaga nos estacionamentos desses espaços, devendo respeitar a classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades Hospitalares e Ambulatoriais. O projeto, de autoria do vereador Gentil Pereira (PV), deverá passar por mais duas votações antes de ser encaminhado ao prefeito para ser sancionado e virar lei municipal.

mockup