Curitiba - O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), participou anteontem à noite de uma cerimônia de liberação de recursos para a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Assaí, Norte Pioneiro.
Foram repassados R$ 15 mil e mais uma kombi zero quilômetro. Segundo a presidente da instituição, Aparecida Garcia, os recursos foram liberados pela Assembléia, através do vereador Luis Vicente. A presença de Brandão no local deixou adversários em estado de alerta.
Uma pessoa se dizendo funcionário da AL ligou para a redação da Folha em Londrina dizendo que o presidente da Casa está se valendo da posição para conseguir votos no Interior, o que pela legislação eleitoral não é permitido porque fere o princípio da isonomia entre os candidatos.
Brandão confirma que participou do evento, mas informa que estava na platéia, ''no meio do povo'', justamente porque a legislação eleitoral restringe a sua participação em atos como este nos três meses que antecedem as eleições.
Brandão disse que sua participação em eventos como o de Assaí será ''uma rotina de campanha''. A presidente da APMI, que a princípio negou a participação dele no evento, disse que a verba estava garantida desde abril, tentando desvincular a liberação do recurso e a presença do deputado, do período de campanha.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que a legislação não fala especificamente sobre a participação de agentes públicos em cerimônias como a de esta que liberou dinheiro da Assembléia para a APMI. Mas reforça que a essência da lei é garantir oportunidades iguais a todos os candidatos. Qualquer atitude que venha a ferir esse princípio, é ilegal.

mockup