Atentado suicida deixa 14 mortos em Karachi
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de maio de 2002
Aamir Qureshi <br>France Presse 
Karachi, PaquistãoUma explosão que abalou a cidade em um raio de vários quilômetros, um ônibus inteiramente destruído, restos humanos espalhados em um amplo setor: o atentado de Karachi, que ontem causou 14 mortos e 22 feridos, deixou um pavoroso cenário de devastação.
Segundo testemunhas, a explosão, muito forte, foi provocada por um carro-bomba que se chocou contra um ônibus que recolhia o pessoal da Direção de Construção Naval (DCN, francesa) e se dirigia para hotéis de Karachi, o grande porto do Sul do Paquistão, que conta com 12 milhões de habitantes.
O atentado causou 14 mortos, entre eles 10 franceses, e 22 feridos (10 franceses), de acordo com o último balanço policial, que poderá agravar-se porque vários dos feridos encontram-se em estado crítico, segundo as fontes.
A explosão lançou restos humanos em um amplo perímetro em torno do Sheraton, informou um fotógrafo da AFP que chegou pouco depois ao local, ao mesmo tempo em que a polícia estabelecia um cerco e as ambulâncias, com suas sirenes, evacuavam os feridos para os hospitais da cidade.
Do ônibus, só restava um amontoado de ferros desarticulados, de onde as primeiras equipes de socorro retiravam restos humanos.
MusharrafO Paquistão se encontra submetido a uma campanha terrorista sistemática, declarou ontem o presidente Pervez Musharraf horas depois do atentado.
O general Musharraf, que presidiu uma reunião de segurança e inteligência de três horas pouco depois da ocorrência, e cujas palavras foram transmitidas pelo ministro da Informação, Nesir Memon, condenou energicamente o ato.
O único desejo dos inimigos do Paquistão é perturbar seu renascimento econômico e abrir um foso entre a França e o Paquistão, disse o porta-voz.
Com este ato de terrorismo contra cidadãos franceses que estavam envolvidos em um projeto vinculado à defesa nacional, os terroristas tentam claramente debilitar a defesa do país, acrescentou.
O ministro também anunciou que o govero vai tomar medidas preventivas e em termos de segurança. Muitas prisões de suspeitos de participação no atentado já foram efetuadas.


