Atentado mata 12 e deixa 70 feridos na Colômbia
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de abril de 2002
Agência Folha 
A explosão de um carro-bomba matou pelo menos 12 pessoas e deixou mais de 70 feridas ontem na Colômbia. O atentado ocorreu à 1h20 (3h20 em Brasília), em Villavicencio, cidade 113 km a sudeste de Bogotá, num bairro repleto de restaurantes, discotecas e bares.
Muitos dos mortos eram vendedores ambulantes de comida e flores. Eles foram atraídos ao local pela detonação inicial de um artefato de menor potência, que não provocou feridos. Enquanto os curiosos se aglomeravam perto da primeira bomba, a segunda explodiu com efeitos mortais. Essa segunda bomba atingiu uma área de quatro quarteirões.
As autoridades colombianas acusam as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mas a guerrilha marxista não havia, até as 17h30, assumido a autoria do atentado.
Cerca de 3,5 mil colombianos morrem por ano como resultado de ações ligadas à guerra civil que se abate sobre o país há 40 anos. A maioria das vítimas é civil.
Além da usual movimentação do lugar do atentado, havia um grande fluxo de pessoas na rua por causa do aniversário de fundação de Villavicencio, que é a capital do Departamento (Estado) de Meta. A cidade está sediando as partidas da semifinal do grupo dois da zona americana da Copa Davis de tênis, entre Colômbia e Uruguai.


