Associações aprovam marcha a Brasília
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de agosto de 2003
Agência Folha 
São Paulo - Cerca de 20 associações estaduais de municípios aprovaram ontem a realização de uma marcha no dia 10 de setembro, em Brasília, para pressionar o governo federal e o Congresso por uma maior participação dos municípios na divisão do bolo tributário com a reforma.
Os prefeitos reivindicam uma participação de 20% na arrecadação total da União, segundo o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski (PMDB), prefeito de Mariana Pimentel (RS). Atualmente, os municípios ficam com 13,8% do total arrecadado.
''Temos um mês para negociar com o Executivo e com o Congresso'', disse Ziulkoski. ''Pode ser maior participação no IPVA, por exemplo, nas contribuições do governo, o importante é restabelecer o fluxo.''
A CNM tem cerca de 2 mil prefeituras filiadas em todo o país e lidera a mobilização dos prefeitos. A idéia da confederação é mobilizar também os conselhos municipais e lideranças comunitárias locais nas cidades como forma de capilarizar a pressão pelas mudanças. ''Não é um movimento só de prefeitos'', disse Ziulkoski.
Sem dinheiro em caixa para pagar funcionários e fornecedores, a Prefeitura de Coração de Maria (104 km de Salvador) suspendeu ontem todas as suas atividades, à exceção dos serviços de limpeza urbana e saúde. Pela manhã, o prefeito anunciou também a demissão de 120 pessoas -25% do total de prestadores de serviços. ''Não tive jeito, a não ser demitir. Sei que vai acontecer uma verdadeira convulsão social na cidade, já que a prefeitura é a maior empregadora, e os funcionários necessitam do pouco que ganham'', disse o prefeito Francisco Marques (PL).


