Associação dos Advogados de São Paulo terá a primeira mulher na presidência
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
FREDERICO VASCONCELOS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Viviane Girardi, advogada da área de família e sucessões, foi eleita a primeira mulher para presidir a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), fundada há 77 anos. A entidade conta com cerca de 80 mil associados e está presente em todo o Brasil.
Viviane foi eleita por unanimidade pelo Conselho Diretor da entidade, nesta quarta-feira (16).
A nova diretoria, que assume em 1º de janeiro, também terá uma mulher na vice-presidência: a advogada Fátima Cristina Bonassa.
A advocacia está cada vez mais se feminizando, se tornando uma profissão majoritariamente de mulheres, embora nós tenhamos ainda muita dificuldade em chegar aos cargos de chefia e de poder. Nos grandes escritórios, por exemplo, temos uma massa de 50 a 60% de mulheres formando a estrutura de trabalho, não obstante o número que chega aos cargos de poder seja de 30%, disse Viviane.
A AASP, refletindo o atual momento da sociedade, nos últimos anos reconhece a presença feminina na advocacia, percebe e tem a sensibilidade para o fato do enorme contingente de mulheres associadas e sente que elas precisam estar representadas e reconhecidas, que tenham espaço, voz e participação. Nós podemos contribuir muito com a visão que temos da sociedade.
Atual vice-presidente da AASP, Viviane Girardi é Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, USP; Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Especialista em Direito Civil pela Universidade de Camerino, Itália.
Foi Diretora Cultural da AASP (2015 e 2016); 2ª Secretaria (2017); 1ª Secretária (2018); Vice-presidente (2019 e 2020).
A composição da nova diretoria é a seguinte:
Viviane Girardi, presidente;
Fátima Cristina Bonassa, vice-presidente;
Mário Luiz Oliveira da Costa, 1º Secretário;
Eduardo Foz Mange, 2º Secretário;
André Almeida Garcia, 1º Tesoureira;
Paula Lima Hyppolito dos Santos Oliveira, 2ª Tesoureira;
Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski, Diretora Cultural;
Ruy Pereira Camilo Junior, Diretor Adjunto;
Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea, Diretora Adjunta.

