A Assembleia Legislativa do Paraná (AL) retomou os trabalhos nesta terça-feira (1), após o recesso parlamentar. O parlamento estadual terá neste segundo semestre a incumbência de votar as leis com impacto no orçamento estadual e possível adequação do Paraná à reforma tributária em debate em Brasília.

“Eu acredito que nós vamos ter um semestre mais tranquilo. Mas, em função da reforma tributária, que acontece na esfera federal, o Estado terá que se adequar também e algumas alterações na legislação local podem passar pela Assembleia”, afirmou o presidente da AL, deputado Ademar Traiano (PSD).

Em debate no Congresso Nacional, a proposta de reforma simplifica o sistema tributário, substituindo cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além de outras alterações.

Até o final do ano, os deputados também irão analisar, apresentar emendas e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), que definem a aplicação dos recursos públicos do Estado para 2024 e para os próximos quatro anos, respectivamente.

“Neste segundo semestre teremos a pauta da Copel, a pauta do pedágio. Essa história de que deputado tem nicho é um câncer na política. Cada um dos deputados representa os 399 municípios e temos de discutir o Paraná e o Brasil de todos. É isso que nós da oposição, mesmo com um número diminuto, nos propomos a fazer. Será mais um semestre de muita discussão, de diversos embates, mas sempre com o povo do Paraná e seus interesses à frente dos nossos discursos”, disse o líder da Oposição, deputado Requião Filho (PT).

“Começando mais um semestre, onde teremos temas e debates muito importantes para o hoje e o amanhã do Estado. O Paraná vive de fato um momento especial nos últimos anos sob comando do governador Ratinho Junior, também graças à sinergia entre o Governo e esta casa, o que agradeço a todos os deputados”, afirmou o vice-líder do Governo, deputado Gugu Bueno (PSD).

(Com assessoria de Comunicação da AL)